Oi TV terá 43 canais da Globo HD a partir do mês de abril


A Oi vai aumentar de 13 para 43 o número de emissoras afiliadas da Rede Globo distribuídas a seus assinantes graças a um novo acordo assinado entre as duas companhias e à utilização do novo satélite SES-6, que garantiu mais capacidade de transmissão para o serviço Oi TV, agora disponível em 100% do território nacional. Com isso, a Oi se tornará a operadora de TV por assinatura via satélite com maior quantidade de canais da Globo. Mais do que isso, em todas as praças em que o sinal das afiliadas estiver em HD, ele estará disponível em alta-definição no line-up da OiTV. A expectativa é que até a Copa todos os sinais já sejam HDTV.

Essas 43 emissoras Globo abrangem 3 mil municípios e 39,4 milhões de famílias, ou 60% dos lares no Brasil. Em aproximadamente 2 mil desses municípios que somam 13 milhões de domicílios a Oi será o único serviço de TV por assinatura com o sinal da Globo. Desses 43 canais, 31 já entraram no ar e o restante estará disponível a partir de 1º de abril. Os assinantes do Oi TV assistirão apenas o canal relativo à sua região. A negociação entre Oi e afiliadas passou pela G2C, que faz a intermediação do negócio, e pela diretoria de desenvolvimento comercial da própria TV Globo, que mantém o contato com as afiliadas (a maior parte delas não tem nenhuma relação societária com o grupo Globo, o que envolve uma negociação individual).

"Há 60 milhões de lares no Brasil, muitos sem acesso a TV de melhor qualidade. Vamos trabalhar para democratizar o acesso à TV paga no Brasil, que acreditamos ter um potencial grande de crescimento", disse Zeinal Bava, presidente da Oi. O executivo reafirmou que o público alvo do Oi TV não está apenas nas classes A e B, mas em todos os lares. E comentou a mudança de estratégia do grupo: "Queremos ser menos dependentes de voz e mais dependentes da largura de banda, que serve para acesso à Internet e para ver conteúdo. É uma aposta para ganhar".

Zeinal explicou que a perda de base no segundo semestre do ano passado foi parte da estratégia da Oi para crescer já no novo satélite. A tendência é de uma retomada forte no rítmo de expansão esse ano, sobretudo na oferta combinada com banda larga e telefone nas cidades em que essa oferta conjunta não está disponível por nenhum competidor.

A estratégia da OiTV tem um potencial muito agressivo. primeiro, porque a TV Globo é um dos conteúdos mais demandados mesmo entre assinantes de TV paga. Depois, porque as demais operadoras de DTH que têm o sinal Globo não incluem o sinal HD no satélite. E porque há uma janela técnica de capacidade satelital que a OiTV deverá ter ao longo de 2014. Isso porque as demais operadoras de DTH não têm capacidade nos seus respectivos satélites para colocar essa quantidade de canais HD. A Claro hdtv, por exemplo, só deverá ter um novo satélite no final do ano ou começo de 2015. A Sky, só em 2016, e a GVT TV também está limitada até que um novo Intelsat seja lançado no ano que vem.

Paralelamente ao acordo com as afiliadas da Rede Globo, a Oi renovou dezenas de contratos de distribuição com canais da Globosat e de programadoras associadas, como Rede Telecine, NBC/Universal, Canal Brasil, Playboy do Brasil, Canal Futura, canais de rádio e áudio do sistema Globo de Rádio, além de serviços over-the-top (OTT), como Muu e Philos, e canais de vídeo on demand (VOD). Os novos contratos têm validade até 2021, o que é um período de renovação contratual bastante longo para padrões do mercado de TV paga. Os contratos também  foram negociados com a G2C.

As 30 novas emissoras Globo distribuídas no Oi TV são: TV Gazeta de Alagoas, em Alagoas; TV Santa Cruz, na Bahia; TV Gazeta do Sul, no Espírito Santo; TV Anhanguera Goiânia, em Goiás; TV Mirante São Luís, no Maranhão; TV Centro América Cuiabá, no Mato Grosso; Inter TV dos Vales, Inter TV Grande Minas e TV Integração Araxá, em Minas Gerais; TV Liberal Belém, no Pará; TV Cabo Branco, na Paraíba; RPC TV Foz do Iguaçu, RPC TV Maringá; RPC Paranavaí e RPC TV Ponta Grossa, no Paraná; TV Asa Branca, em Pernambuco; TV Clube, no Piauí; Inter TV Alto Litoral e Inter TV Serra + Mar, no Rio de Janeiro; Inter TV Cabugi, no Rio Grande do Norte; RBS TV Caxias do Sul, RBS TV Pelotas e RBS TV Santa Maria, no Rio Grande do Sul; RBS TV Chapecó, RBS TV Criciúma, RBS TV Centro-Oeste, RBS TV Florianópolis e RBS TV Joinville, em Santa Catarina; TV Sergipe, em Sergipe. As outras 13 emissoras que a Oi TV já transmitia eram: TV Bahia, na Bahua; TV Verdes Mares Fortaleza, no Ceará; TV Globo Brasília, no Distrito Federal; TV Gazeta Vitória, no Espírito Santo; TV Globo Belo Horizonte, TV Integração Juiz de Fora e EPTV Sul de Minas, em Minas Gerais; RPC TV Curitiba, no Paraná; TV Globo Rio de Janeiro e TV Rio Sul, no Rio de Janeiro; RBS TV Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; e RBS TV Blumenau, em Santa Catarina.

Novo pacote

Aproveitando a proximidade da Copa, a Oi criou um novo pacote chamado "Oi TV Start HD", que conta com mais de 100 canais, incluindo a Rede Globo em HD, por R$ 29,90. Quem contratar esse plano concorrerá a ingressos para a Copa.

Set-top box

A Oi pretende trabalhar com três modelos de set-top box: um simples, para DTH básico; um híbrido, para quem tiver linha fixa da Oi, que permitirá interação com a TV por satélite; e um terceiro com PVR (personal video recorder).

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato