TIM fez proposta de fusão à GVT, dizem agências


O jornal italiano Il Sole 24 Ore noticia que o CEO da Telecom Italia, Marco Patuano, está em Paris para uma reunião com o chairman da Vivendi, Vincent Bolloré. A reunião, agendada para acontecer nesta quarta, 13, teria como objetivo apresentar a proposta para uma aliança industrial entre suas subsidiárias brasileiras TIM Brasil e GVT, preparada pelos bancos Bradesco, Citibank e Mediobanca.

O The Wall Street Journal e agências internacionais, citando "fontes próximas às negociações", afirmam que a proposta da Telecom Italia foi entregue realmente hoje, o que faz com que a contraoferta dos italianos pela GVT chegue às mãos do board de diretores da Vivendi a tempo de sua reunião marcada para o dia 28, que aprovará as contas do último trimestre e avaliará a proposta feita pela Telefónica pelo ativo brasileiro da Vivendi de 6,7 bilhões de euros (R$ 20,1 bilhões – R$ 12 bilhões em dinheiro e 12% em ações da nova empresa resultante da combinação entre Vivo e GVT). A Telefónica deu à Vivendi também a opção de compra de sua participação de 8,3% no controle da Telecom Italia.

Não há detalhes da proposta, mas as alternativas, como já ventiladas por este noticiário, incluem o repasse da Telecom Italia à Vivendi de parte de suas ações de controle. Isso significaria uma atuação conjunta não apenas no Brasil, mas também a possibilidade de oferta de serviços quad-play na Itália, com a distribuição dos conteúdos da Vivendi concentrados na Canal Plus, o braço de TV por assinatura da francesa, e talvez também no Brasil.

A Telecom Italia estaria também preparada para fazer uma oferta similar à da Telefónica, que inclua dinheiro, através de um aumento de capital (da TIM Brasil, que tem boa margem para alavancagem no mercado) mais ações da joint-venture entre TIM e GVT.

Balloré, além de chairman e sócio da Vivendi com 5% da empresa, é também membro do conselho do banco de investimentos italiano Mediobanca, até recentemente acionista controlador da Telecom Italia através da Telco e que estaria apoiando uma oferta pela GVT .

Resta saber se os esforços dos bancos Bradesco, Mediobanca e Citi e dos diretores da Telecom Italia que tiveram de cancelar suas férias de agosto para preparar a proposta para Vivendi serão recompensados.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato