TV paga fecha o mês de fevereiro com 19,71 milhões de assinantes em sua base


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou hoje, 30, os números de fevereiro sobre o mercado nacional de TV por assinatura. O mês terminou com 19,71 milhões de acessos, 1,41 milhão a mais que em fevereiro de 2014. A agência também chegou ao resultado da densidade do serviço durante janeiro.

No primeiro mês do ano, 29,85% dos 66,04 milhões de domicílios brasileiros possuíam o serviço, segundo o indicador Densidade dos Serviços de TV por Assinatura, que é a relação percentual entre o número de assinaturas e o número de domicílios estimado a partir dos dados publicados pelo IBGE. Como a média de pessoas por domicílio é de 3,09, estima-se que 60,92 milhões de pessoas tinham o serviço à sua disposição em fevereiro de 2015.

O que pode estar acontecendo é que essa operadora ainda não retirou os equipamentos dos assinantes e estaria tentando reverter a perda, mas para os programadores o total de assinantes não é pago. Foi o que aconteceu com a Claro hdtv no final do ano passado, que manteve, nos números reportados para a Anatel, 400 mil clientes que já não eram mais contabilizados para os programadores. O ajuste foi feito apenas no final do ano.

Confira os dados divulgados (Clique Aqui)

O DTH manteve-se na liderança, com folga. A tecnologia possuía 12 milhões de usuários em fevereiro. Em segundo lugar vinha o cabo, com 7,58 milhões de assinantes. A fibra óptica aparece em um distante terceiro lugar, com 105,7 mil clientes. Em porcentuais, o DTH tem 60,9% de participação de mercado, o cabo tem 38,48%, e o FTTH, 0,54%.

O grupo com maior número de clientes continua a ser a Telmex (Claro / Embratel / Net), com 10,2 milhões de assinantes. Sky vem em segundo, com 5,6 milhões com 36 mil assinantes a mais. Oi em terceiro, com 1,2 milhão e perdeu um pouco mais de 10 mil assinantes. GVT e Telefônica têm, respectivamente, 916 mil e 780 mil clientes. O resultado confere à Claro a maior fatia do mercado, equivalente a 51,9%. Sky tem 28,82%, enquanto Oi fica com 6,36%, GVT com 4,65%, e Telefônica com 3,96%. Com a recente aquisição da GVT pela Telefônica, o grupo deve galgar degraus e superar a Oi.

A Claro hdtv perdeu 22 mil clientes no mês, para 3,35 milhões. A GVT TV cresceu 17 mil, para 916 mil assinantes. A Oi TV perdeu 10 mil, para 1,25 milhão. A Vivo TV cresceu 5 mil, para 780 mil assinantes. As demais operadoras perderam cerca de 4 mil assinantes e hoje totalizam 847 mil clientes.

No acumulado anual, o mercado de TV paga cresceu, com base nesses números da Anatel de fevereiro, apenas 7,9%, seguindo a tendência de desaceleração que vem sendo registrada mês a mês. O número pode ser bem menor a se confirmar o cancelamento de 200 mil assinantes relatado pelos programadores.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato