Operação interrompe sinal da pirataria da TV paga na Copa do Mundo


Uma operação antipirataria, coordenada por operadoras de TV paga, foi feita durante a transmissão da Copa do Mundo do Brasil, no ano passado. Só agora detalhes dessa batalha vazaram, aos quais o site UOL obteve acesso com exclusividade.

A operação, realizada por programadores e hackers remunerados, derrubou o sinal de aparelhos "piratas" instalados no país para furto de sinal de TV. O ataque ocorreu repetidamente em quase todos os dias em que a seleção brasileira jogou na Copa.

O ataque teve uma certa "maldade" por parte das equipes, que a prepararam com antecedência.

A operação funcionava da seguinte forma

O ataque à pirataria começava sempre poucos minutos antes de começarem as partidas.

Nas regiões em que a ação conseguiu derrubar o sinal, houve irritação e protestos por parte de usuários dos aparelhos piratas.

O requinte de maldade incluso no "pacote" foi que os hackers liberavam novamente o sinal pirata quando chegava o intervalo das partidas.

Mas essa alegria durava pouco porque, pouco antes de começar o segundo tempo, o sinal era bloqueado novamente.

O problema é que, em poucos minutos, ou às vezes horas, os "barões da pirataria" (fornecedores de equipamentos e software pirata) conseguiam contornar a ação e recuperavam a transmissão ilegal. Pelo menos até a partida seguinte do Brasil, quando então as operadoras e seus hackers voltavam à carga novamente, por outra "porta" de ação.

A mensagem dessa operação por parte das operadoras foi clara: um usuário pode até ter TV pirata, mas nunca terá sossego, estabilidade e qualidade de serviço.

Há outra mensagem embutida em todo o caso: a despeito do que as operadoras fizerem contra os piratas de sinal, eles sempre acabam se recuperando.

Preço demais

Muita gente defende a pirataria sob o argumento de que as operadoras "cobram demais" por pacotes e oferecem serviço de pouca qualidade (o que não deixa de ser verdade), mas calcula-se que o furto de sinal de TV por assinatura no Brasil cause prejuízos anuais em torno de R$ 5 bilhões.

Esse prejuízo vale não só para operadoras, mas também para fornecedores de conteúdo, artistas e principalmente governos, que perdem bilhões em impostos sonegados e com o contrabando de aparelhos.

Calcula-se que no Brasil haja pelo menos 4,5 milhões de instalações piratas, entre furto de sinal de satélite e de TV a cabo. Ainda há uma terceira modalidade de furto, que é a de furto de sinal por meio de internet.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato