Alterações da Ancine nas cotas de TV paga é bem recebida pelo setor



As alterações feitas na Lei da TV Paga pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) na última semana agradaram na mesma medida operadores, programadoras e produtores independentes. A agência alterou a janela em que uma obra poderá ser reprisada por um canal para atender as cotas de exibição de conteúdo nacional, a quantidade máxima de canais que poderão exibir a obra, e passou a aceitar coproduções como produto nacional.

Pelas novas regras, presentes na instrução normativa 121, o período para reprise de uma obra, para cumprimento de cotas de conteúdo brasileiro, passa a ser de 18 meses no caso dos canais que devem veicular 3h30 horas semanais de conteúdo brasileiro; 4 meses nos canais que devem exibir 21h ou 24,5 horas; e 30 meses naqueles canais que têm a obrigação de veicular 84 horas semanais de conteúdos produzidos no país para reprisar a obra.

Segundo fontes das operadoras e programadoras, apesar de a medida estar aquém das demandas feitas em consulta pública um ano atrás, foi melhor que a proposta original, sinal de que a Agência deu atenção às sugestões das empresas. Na época, entidades do setor sugeriam uma janela de até dois anos. A Ancine, por sua vez, cogitava manter o período em um ano para os canais comuns.

“A demanda por conteúdo nacional elevou os preços. Muitos programadores acham que o mercado [produtor] está inflacionado, e está difícil encontrar conteúdo no volume demandado. Ao ampliar o prazo, é possível maximizar o investimento”, lembra uma fonte que prefere não se identificar.

Outra mudança exige que cada obra só cumpra a cota em no máximo três canais da mesma programadora. Segundo a Ancine, a medida foi motivada por reclamações de consumidores em relação ao excesso de reprises, mas respeitou o princípio da isonomia. “Sem a limitação, grandes grupos econômicos responsáveis por vários canais de programação tinham mais facilidade em atender às exigências legais do que pequenas programadoras”, diz a agência.

Para as produtoras independentes, a mudança é um bom sinal. “Limitar o número de canais de um mesmo grupo que podem exibir a mesma obra é uma mudança gigantesca. Preserva o produto para um novo licenciamento”, ressalta Adriano Civita, vice-presidente do conselho federal da ABPITV. Para as programadoras se adaptarem, haverá um período de transição, de um ano: entre 12 de setembro de 2015 e 11 de setembro de 2016. Nesse período, a obra poderá cumprir obrigações em até quatro canais.

A Ancine simplificou a burocracia para as pequenas programadoras. Elas poderão apresentar pedido de dispensa de envio regular de informações. Em compensação, alterou a forma como um canal passa a ser considerado de conteúdo qualificado. Agora as empresas precisam requerer tal registro.

A agência também passou a aceitar coproduções internacionais para fins de fomento e registro. Agora obras feitas em parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras, com capital predominantemente brasileiro, feitas em contrato de padrão internacional, também vão atender às cotas de conteúdo independente. “É interessante para o canal, que terá mais opções, e também para o produtor. Aumentará o apelo pelas coproduções”, resume Civita. O Tele.Síntese não conseguiu contato com a Sky, que move ação no STF contra a obrigatoriedade de cotas de conteúdo nacional da TV paga.

Outra novidade trazida pela IN nº. 121 diz respeito ao tratamento dado às coproduções internacionais para fins de fomento e registro. As mudanças consolidam o entendimento da Ancine de que a obra pode ser utilizada no cumprimento de cotas desde que o poder dirigente e a maior fração dos direitos patrimoniais pertençam a produtoras independentes, seja qual for sua nacionalidade. Além disso, 40% dos direitos patrimoniais da obra devem pertencer à empresa produtora brasileira e a obra deve utilizar para sua produção, no mínimo, dois terços de artistas e técnicos brasileiros ou residentes no Brasil há mais de três anos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato