Operadoras de TV paga se juntam para derrubar empresa de Silvio Santos e Edir Macedo


As principais concorrentes do mercado de TV por assinatura — Net, Sky e Telefônica — se uniram, juntamente com duas associações do setor, para derrubar a nova empresa de TV a cabo que será aberta a partir da sociedade entre Silvio Santos e Edir Macedo — além de Amilcare Dallevo, da RedeTV!.

Em documentos apresentados ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão federal que regula as fusões de campanhias, as operadoras afirmam que a nova empresa poderia levar“a ocorrência de condutas abusivas” e “anticompetitivas”, resultando no aumento do serviço para os assinantes. As informações foram divulgadas pelo “NTV”, que teve acesso aos documentos.

Líder com 30% dos assinantes, a Globo já cobra para as empresas retransmitirem seu sinal digital. A Net e a Claro, empresas do grupo América Móvil, alegaram que com a associação das emissoras envolvidas haveria uma perda de usuários dos serviços prestados, já que com a junção o sinal das três emissoras deixaria de ser transmitido pelas demais TV’s a cabo. “O consumidor, ao contratar os serviços de acesso condicionado, deseja assistir à programação dos canais ditos ‘abertos’ com a qualidade e a conveniência que assiste à programação dos canais da ‘TV paga’”, afirmam em um trecho do documento. As operadoras ainda alegam que por terem características próprias os canais não poderiam ser substituídos por outras ofertas em cadeia fechada.

A Telefônica e a GVT, em processo de fusão, vão além e estimam uma perda de 1,456 milhão de consumidores a partir do cancelamento dos sinais das três TVs em negociação. O número foi calculado com base nos índices de audiência das emissoras.

Um estudo apresentado pela Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) ao Cade, alega que a saída dos canais das principais empresas de TV paga irá dificultar o ingresso de novos assinantes, e, em consequência disso, o encarecimento do serviço.

A associação das pequenas empresas, a NeoTV, também deu seu parecer sobre o assunto. Segundo a entidade, Record, SBT e RedeTV! fazem parte de 16% da audiência da TV via cabo e, sem os canais nos pacotes, criariam prejuízo para as operadoras de pequeno porte que alegam ser essenciais para a concorrência do setor. A NeoTV ainda questiona o fato do veto depender da regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A NeoTV foi mais enfática e pediu a rejeição da sociedade ao Cade, alegando que a fusão pode "afetar drasticamente o desempenho das operadoras de pequeno porte", algo fundamental para a TV paga no país. E diz ainda que os sinais digitais da emissoras abertas é algo "indispensável para que uma operadora concorra no mercado de TV por assinatura".

Em julho, Record, SBT e RedeTV! anunciaram a criação de uma nova empresa em conjunto, que negociará o sinal digital das três com as operadoras de TV por assinatura — ação legal (lei 11.485/2011). Com a negativa das operadoras, as emissoras abertas podem proibir a cessão dos seus sinais digitais.

A associação não concorda com as TVs abertas. E lembra o que ocorreu nos EUA, quando algo semelhante aumentou em 20% o preço da TV paga. A Anatel (Agencia Nacional de Telecomunicações) é quem vai regulamentar ou não a proposta de sociedade das emissoras abertas.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato