DF e 15 estados aumentam em 50% o ICMS sobre a TV paga


O Conselho de Política Fazendária (Confaz) publicou nesta quinta-feira, 8, a alteração do Convênio 78/15, autorizando o aumento do ICMS nas prestações do serviço de televisão por assinatura. Com a nova norma 15 estados e o Distrito Federal passam a cobrar 15% sobre o serviço de TV paga – aumento de 50% em relação à taxação anterior.

Minas Gerais passa a cobrar ICMS de 12% sobre o serviço e Santa Catarina elevou a cobrança do ICMS da TV paga para 12,5%. Apenas nove estados mantiveram a alíquota anterior de 10%. São estes: Bahia, Ceará, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo e Sergipe.

A alta de 50% atinge os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e Tocantins, além do Distrito Federal.

As novas alíquotas passam a valer em 1º de janeiro de 2016, DF, AC, AL, AM, AP, ES, GO, MA, MT, MS, PB, PE, PI, RS, RO e TO passam a cobrar 15% sobre o serviço de TV por assinatura. MG terá alíquota de 12% e SC, 12,5%. Apenas nove estados mantiveram alíquota de 10%. O imposto era de 10% para quase todos os estados desde 2001, com exceção do Rio Grande do Sul, que autorizado a cobrar 12% desde 1999, e de Mato Grosso e Distrito Federal.

Saiba Mais: DF e seis estados querem aumento de até 50% no ICMS de celular e TV paga

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato