Anatel corrige números: base de assinantes da TV paga encolhe e fecha janeiro com 18,9 milhões


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) retificou os números da base de usuários de TV paga no país em janeiro. A agência havia recebido dados errados da Telecom Americas (que reúne Claro e NET). Ao contrário do balanço divulgado na última quarta-feira, que mostrava crescimento, constatou-se queda, a sexta mensal seguida, na quantidade assinantes de TV no Brasil.

Assim, janeiro terminou com 18.998.412 de acessos de TV por assinatura, 51,3 mil a menos que dezembro, ou -0,27%. Nos últimos oito meses, quando este mercado entrou na trajetória de queda, foram quase 670 mil cancelamentos.
Segundo a agência houve erro da Claro ao passar os números, por isso, a necessidade da revisão dos dados,que corrigiu sua base de assinantes de 10,14 milhões para 9,87 milhões. Ao contrário de crescimento de mais de 240 mil assinantes como divulgado antes, a Claro apresentou perda de 22.228 acessos.Oi também, aumentou a base em 7.915 acessos. Todas as demais empresas perderam assinaturas. O DTH, que segundo a primeira divulgação teria crescido, na verdade apresentou retração de 67.475 clientes, a maior dentre as tecnologias usadas, isso representa 58,14% .

Os novos números não alteram as posições das companhias do setor em market share, mas teve uma pequena redução 52,64% para 51,98%. Telecom Américas segue como maior empresa, seguida de Sky  tem 5,4 milhões, evoluiu 28,10% para 28,49%, Telefônica e Oi em quantidade de usuários 1,1 milhão de 6,11% para 6,19% . A Telefônica/GVT, tem 1,7 milhão que ocupa a terceira posição, subiu de 9,28% para 9,41%.

Segundo a Anatel, No primeiro mês deste ano, o serviço estava presente em 28,41% dos domicílios brasileiros.

O serviço prestado por cabo atende 7,7 milhões (40,88% dos acessos) e ainda há resquícios do MMDS (agora 0,05%). O que cresce, devagar mas constantemente, na contramão do setor como um todo, são os acessos por fibra óptica – em janeiro eram 173 mil, ou 0,92% do total.

Confira a tabela:

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato