Animal Planet exibe o especial Solte Suas Feras!


Nos sábados, 13, 20 e 27 de fevereiro, o Animal Planet lança reflexão sobre a relação entre humanos e os mais majestosos dos felinos no ESPECIAL SOLTE SUAS FERAS!. A cada semana, um documentário inédito vai ao ar a partir das 22h20, trazendo registros da luta pela vida empreendida por leões de diversas parte dos mundo.

LEÕES AFRICANOS: NA MIRA DOS CAÇADORES (Blood Lions-Bred for the Bullet) é a primeira das estreias com exibição no dia 13, seguida de ARCA DOS LEÕES (Lion Ark) – no dia 20 –, e OS ÚLTIMOS LEÕES DA ÁSIA (Wandering Lions), no último sábado do mês, dia 27.

Os três documentários colocam em foco, respectivamente, as propriedades sul-africanas onde são criados leões de abate para o mercado da caça esportiva; os circos clandestinos da Bolívia onde leões são aprisionados contra a lei, e as consequências do desequilíbrio ambiental na Índia, país que representa o último reduto dos leões asiáticos e hoje lida com invasão dos felinos em vilarejos rurais.

LEÕES AFRICANOS: NA MIRA DOS CAÇADORES documenta a denúncia do jornalista Ian Michler enquanto ele registra uma realidade brutal: como vivem os leões de cativeiro, criados para serem vendidos e mortos por caçadores que pagam caro pelos animais – as cifras chegam a 50 mil dólares. 

São leões de abate tratados com crueldade. Aprisionados, eventualmente em pequenas jaulas, eles crescem longe das mães, do bando e de quaisquer cuidados que respeitem suas características selvagens.

As câmeras flagram como ocorrem as negociações, desde a apresentação de catálogos com os animais que estão disponíveis para a compra, até as condições degradantes nas fazendas onde esses leões são criados. Sob o argumento da reprodução assistida em cativeiro para fins de pesquisa, os criadores mantêm os animais em espaços pequenos e não se preocupam com a saúde dos felinos. Ian Michler conduz a produção e afirma que a informação é o única forma de combater os abusos contra a espécie.

No sábado seguinte, estreia ARCA DOS LEÕES – o documentário acompanha uma equipe de ativistas que trabalha no resgate de leões em circos na Bolívia, um ano depois que a utilização destes animais nos espetáculos circenses fora proibida. Desafiando o perigo, eles se infiltram em uma rede clandestina durante dois anos e compartilham no filme as descobertas estarrecedoras que fizeram.

Os ativistas contam em suas próprias palavras aquilo que as imagens revelam: animais doentes, desnutridos e privados da liberdade, mantidos em cativeiro contra a lei vigente naquele país. As câmeras estão com eles nas buscas pelos circos clandestinos, apreensões e confrontos reais que ocorrem enquanto batalham para salvar os animais.

OS ÚLTIMOS LEÕES DA ÁSIA revela que a Índia é o reduto para o leões asiáticos – animais peculiares e diferentes dos felinos africanos, que estiveram à beira da extinção. Durante os séculos passados, a caça indiscriminada dizimou os leões em todo o continente e a população que sobreviveu ficou concentrada na reserva nacional da Floresta de Gir, na Índia.

Atualmente, a espécie mostra sinais de recuperação, mas as décadas de extermínio resultaram no desequilíbrio e na luta por território. Há cerca de quinhentos leões indianos e a Floresta de Gir ficou pequena para todos eles. Os que abandonam a reserva – expulsos por machos dominantes – iniciam uma luta para recobrar seus territórios e conseguir alimento; os humanos estão no caminho.

O documentário rastreia estes leões errantes e registra as insólitas relações entre estes animais selvagens e habitantes de vilarejos rurais indianos que ficam próximos à reserva. Em um caso de conflito entre espécies, os felinos caçam rebanhos, adentram propriedades e desenvolvem comportamentos inéditos diante do contato com os humanos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato