Nova série "Japão Selvagem" estreia no canal BBC Earth


O principal aspecto que se tem do Japão é a de um país urbano com forte desenvolvimento industrial e tecnológico. Sobre a natureza, no entanto, as cenas mais marcantes são da força de terremotos, furacões e tsunamis. Mas nem todos sabem que o Japão possui uma vida selvagem riquíssima, paisagens impressionantes e uma grande biodiversidade. Este lado menos conhecido do arquipélago é o tema da série inédita Wild Japan (Japão Selvagem), que estreia no canal BBC Earth na quarta-feira, 17 de fevereiro, às 22 horas. O primeiro dos três episódios terá reapresentação quinta-feira, 18 de fevereiro, às 16h35.

O programa retrata a grande variedade de vistas do arquipélago japonês. Imagens incríveis revelam aos espectadores enormes porções de água congelada no extremo norte do país, que contrastam com ilhas subtropicais do sul  onde existem recifes de corais e manguezais. Regiões de florestas presentes em áreas montanhosas escondem uma vida animal diversa. Já no coração de grandes cidades, existem maravilhas naturais como as famosas cerejeiras floridas. Cada cenário apresenta grandes desafios exigindo dos seres, que nele vivem, estratégias próprias de sobrevivência.

A presença humana é destaque do programa. No superpovoado Japão, atualmente, há cerca de 127 milhões de habitantes. O especial retrata a relação entre os homens e os animais e também expõe os esforços de cada ser para superar as forças da natureza representadas na região por vulcões em constante atividade, terremotos devastadores, invernos rigorosos e tempestades de verão.

Primeiro episódio: Honshu, a maior ilha do Japão

A série começa em Honshu, maior ilha do arquipélago japonês, que concentra mais de 100 milhões de habitantes. Nessa região estão situados os grandes centros urbanos como a capital Tóquio e as cidades de Yokohama, Osaka, Kyoto, Fukushima e Hiroshima. O programa mostra que cerca de três quartos da ilha é composta por montanhas que abrigam vida animal. Nelas, ursos e macacos passam até oito horas por dia em busca de formigas para fazer sua alimentação. As cadeias rochosas formam grandes cachoeiras de onde vêm a água para as famosas plantações de arroz do Japão.

Já nas áreas cobertas por florestas existem animais raros encontrados apenas na fauna japonesa, como uma espécie de antílope. A relação entre homens e animais na região por vezes é conflituosa, como os macacos que atacam pomares de agricultores. Mas também surge de forma amistosa, como os veados que passeiam livremente pela ruas da cidade de Nara, especialmente no templo budista de Todai-ji, pois a tradição local acredita que estes seres são mensagens divinas.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato