Animal Planet estreia Quase Humanos nesta quarta-feira


Os protagonistas da minissérie inédita QUASE HUMANOS (Raised Humans) ultrapassaram barreiras evolutivas que nos separam dos animais e, com suas histórias reais, lembram que humanos fazem parte da natureza e dividem o planeta com as espécies selvagens.

A produção esteia no Animal Planet, nesta quarta-feira, 16 de março, às 18h30, e narra, em três capítulos de uma hora, os comoventes vínculos emocionais surgidos entre animais selvagens e pessoas: Boris é um chimpanzé que viveu dois anos em uma apartamento de Manhattan; Zamba é o leão que passou a vida toda dentro de casa, solto, ao lado de pessoas e crianças; e JoJo é o golfinho que nunca viveu em cativeiro e escolheu visitar diariamente um instrutor de mergulho.

Os episódios são construídos a partir dos depoimentos das pessoas que viveram essas amizades inesperadas. Reconstituições, fotos e vídeos de época corroboram a impressionante união entre pessoas e bichos, enquanto familiares e amigos também falam às câmeras e contam como foi, ainda no século XX, encontrar um leão adulto na coleira, andando pelas ruas de Hollywood, ou um chimpanzé no Central Park.

Criados longe de seus habitats, Boris e Zamba protagonizam os relatos e lembranças emocionados de suas famílias humanas: o amor incondicional contrasta com a realidade do tráfico de animais selvagens – em meados do século passado, as normas para transporte e negociação de espécies exóticas praticamente inexistiam. Já JoJo nunca esteve longe de seu lar natural e conseguiu atrair o melhor amigo humano para o seu mundo – chegando a salvar-lhe a vida durante o ataque de um tubarão.

Em tempos nos quais donos antropomorfizam seus  bichos domésticos, QUASE HUMANOS evidencia as experiências e emoções que podem ser compartilhadas entre espécies: há algo de selvagem em nós e algo de humano neles.

A seguir, as descrições dos três episódios da minissérie.

Episódio 1

Estreia: quarta-feira, 16 de março, às 18h30

Era o ano de 1967 quando o casal de escritores Hester e Jerry Mudis  compraram um bebê chimpanzé em uma loja de animais em Nova York. O dono do estabelecimento vendia bichos exóticos para zoológicos, instituto de pesquisa, estúdios de cinema e, eventualmente, para consumidores comuns  com gostos heterodoxos. À época, não existiam regras contra a aquisição desse tipo de animal e o jovem casal comprou Boris em um impulso de proteção, para assegurar que o animal receberia carinho e cuidados. O novo lar era o mais distante da selva nativa em Serra Leoa: um apartamento de dois quartos, que Boris dividiu com seus donos humanos, em uma das principais metrópoles do mundo. O episódio narra, nas palavras de Hester, Jerry e do filho do casal, Shep, a adaptação do chimpanzé ao pastor alemão da casa, as dificuldades na obtenção de alimentos adequados e a relação do símio com o “irmão”: Shep teve que ceder o próprio quarto para Boris e dormir na sala.

Episódio 2

Estreia: quarta-feira, 23 de março, às 18h30

Na segunda semana, a série conta o caso do filhote de leão chamado Zamba, e da uma amizade genuína entre um homem e o mais majestoso dos felinos. No início da década de 1950, o treinador de animais Ralph Helfer vivia na Califórnia, onde administrava um zoológico particular com espécies selvagens que estrelavam filmes de Hollywood: um santuário habitado por mamíferos, répteis e aves. Eram animais  rejeitados por zoológicos que, em geral, chegavam debilitados e recebiam de Ralph um treinamento diferente para a época: com afeto e sem violência. Quando um filhotinho indefeso de leão chegou à propriedade, Ralph sentiu que, além de ser o primeiro da espécie no rancho, ele seria um amigo especial. O treinador tomou a arriscada decisão de dispensar jaulas para Zamba, sabendo que ele poderia crescer e, com o desenvolvimento dos instintos, representar uma ameaça – mas Ralph estava determinado a provar a eficácia de seu método. O que aconteceu depois foi impressionante: Zamba passou a interagir com pessoas e animais em uma relação cordial, não de caça. O leão dormia com Ralph, passeava de carro com ele e andava tranquilamente nas ruas de Hollywood junto ao seu dono. Quando nasceu a filha de Ralph, Tana, o leão continuou a viver dentro da casa e se tornou o protetor da menina.

Episódio 3

Estreia: quarta-feira, 30 de março, às 18h30

No terceiro episódio, uma amizade que transpôs as dificultosas barreiras entre os habitats terrestre e marinho: o mergulhador e o golfinho que salvaram a vida um do outro. Dean Bernal sempre amou o oceano e tornar-se um mergulhador foi o caminho natural em sua carreira. Dean trabalhava como instrutor de mergulho nas ilhas caribenhas de Turcos e Caicos, na década de 1980, quando encontrou um trio de golfinhos jovens. Um deles, o mais curioso do grupo, interagiu com o mergulhador logo no primeiro contato. Assim começou um vínculo impressionante entre Dean e JoJo, o golfinho. Os dois dialogavam a sua própria maneira, brincavam, nadavam juntos lado a lado e se encontraram diariamente, duas vezes, sempre nos mesmos horários. Certa feita, JoJo interveio quando Dean foi atacado por um tubarão – o mergulhador estava sangrando e JoJo nadava na frente do tubarão evitando o bote que poderia ser fatal. Dean também salvou a vida de JoJo, quando, em uma de suas visitas a água rasas, ele foi atingido por um jet-ski.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato