Nova identidade visual da operadora Oi custou quase R$ 2 milhões de reais


A Oi mudou de marca? Sim, o logotipo que conhecemos não existe mais. A mudança foi anunciada nesta quarta-feira, 28, pelo próprio diretor presidente da empresa, Bayard De Paoli Gontijo (Clique Aqui, e leia a matéria), que estava acompanhado do seu diretor de varejo, Bernardo Winik. Segundo a companhia, a mudança quer tornar a empresa conhecida por ser "multiplicadora de conexões", não apenas como uma simples empresa de telefonia. Trazemos neste artigo mais informações sobre o novo símbolo da Oi.

Os formatos foram desenvolvidos em terras estrangeiras, pelas agências de marketing FutureBrand e Wolff Olins. Só para a britânica Wolff Olins, a empresa pagou cerca de 1,8 milhão de reais (na cotação da libra atual), segundo a revista Veja.

Foram anos de trabalho até tudo ficar pronto. Em 2012, quando a Oi estava sob o comando de Francisco Valim, representantes das agências citadas chegaram a se reunir com o executivo e outros diretores da empresa para tratar do assunto.

Saiba Mais ► Oi não descarta negociar com OTTs para aumentar oferta de conteúdos do Oi Play

Apresentação para o público

Está estimado para quarta-feira, 30, que as primeiras impressões da nova logomarca comecem a chegar no meio de comunicação de maior alcance do Brasil: a televisão. Porém, tudo já começou a acontecer no meio digital. O site da operadora já traz uma chamada na página inicial, convidando os visitantes a conhecerem os princípios da nova identidade da Oi.

O primeiro vídeo de 30 segundos contendo a nova marca já foi lançado, e você pode conferir agora:


Com um estilo de ameba, a nova logo pode se esticar de forma infinita e se transformar em pelo menos 70 formatos diferentes. Isso rendeu, obviamente, diversos comentários de internautas, que fizeram comparações até com a gelatina infantil Amoeba. Além disso, o estilo degradê (modificação gradual de tons) foi apontado por muitos como ultrapassado.

Apesar de algumas críticas, a operadora parece confiar no profissionalismo dos designs das duas gigantescas agências contratadas. E, vamos combinar, muita gente adora reclamar, mas nem da área é. Resta saber como o público menos crítico vai encarar o impacto da primeira grande mudança da cara (ou rosto), o cartão de visitas da empresa.

Manual da Marca 

A companhia revela que os novos logotipos foram desenvolvidos para se adequarem melhor ao mundo digital, e que as novas formas e cores trazem uma marca mais orgânica, com movimento e fluidez. A intenção é que o consumidor perceba que não se trata apenas de uma operadora de telecomunicações, mas sim de um “multiplicador de conexões”. Para os curiosos de plantão, este é o manual da nova marca.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato