BBC Earth estreia série "Os Reis do Consumo" que mostra estratégias das empresas para atrair consumidores


O medo e a ansiedade influenciam a vontade de comprar. Esta é uma das curiosidades apresentadas na série de três episódios The Men Who Made Us Spend (Os Reis do Consumo). Exibida na íntegra no canal BBC Earth, sábado, 23 de abril, entre 20h10 e 23 horas, a produção discute a sociedade de consumo e os motivos para o impulso das compras. O apresentador Jacques Peretti viaja pelos Estados Unidos e revela ações de empresas para aumentar as vendas. Um museu dedicado à saga “Star Wars” é cenário para uma conversa sobre o consumo entre jovens e crianças. As campanhas publicitárias direcionadas ao público infantil também são discutidas. No Brasil, este assunto é atual, e uma decisão inédita do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em março de 2016, considerou este tipo de propaganda abusiva.

Os três episódios de The Men Who Made Us Spend serão reapresentados domingo, 24 de abril, entre 13 horas e 16 horas.

No primeiro episódio, Peretti discute o tempo de duração dos produtos. Ele mostra como muitos objetos são propositalmente programados para se tornarem obsoletos em pouco tempo, o que gera um mercado constantemente ativo. O programa revela que esta estratégia existe desde o início do século XX, quando um cartel de empresas de lâmpadas as produzia para durarem pouco. Até hoje em grandes corporações, que possuem clientes fiéis e ávidos por novidades, seguem esta idéia.

Já o segundo programa da série explica como o medo é um fator essencial para impulsionar as pessoas ao consumo. O apresentador vai a um laboratório de neurociência que estuda hábitos consumistas e revela que o cérebro responde mais a estímulos negativos do que positivos. A partir disto, as empresas exploram medos e ansiedades para venderem mais. Peretti também visita uma feira com produtos que prometem retardar um dos maiores medos da humanidade: o declínio do corpo causado pela idade.

O consumo no público infantil é abordado no terceiro episódio. Jacques mostra como a ascensão da televisão como principal meio de comunicação do mundo, a partir dos anos 70, expôs as crianças à publicidade e como o tema foi debatido nos Estados Unidos. Ele também visita um museu de artigos e brinquedos da saga “Star Wars”, fenômeno cultural que mudou a forma como as empresas planejam suas ações para o público infantil. Este episódio também apresenta as táticas da indústria de games para conquistar mais fãs.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato