Nova série "Observando os Ursos" estreia no BBC Earth



A série Great Bear Stakeout (Observando os Ursos) traz uma nova visão sobre os ursos-cinzentos do Alasca, seus comportamentos e suas formas de garantir a sobrevivência. A arrojada equipe de produção utilizou-se de um grande aparato tecnológico, como câmeras comandadas por controle remoto, para registrar imagens que levam o espectador até o interior de um grupo destes animais e mostrar detalhes de seu comportamento. Os dois episódios que compõem a produção serão exibidos na sequência no canal BBC Earth na sexta-feira, 15 de abril, a partir das 23 horas, com reapresentação sábado, 16 de abril, às 15h30.

Os produtores e cinegrafistas acamparam por cinco meses em uma região do Alasca onde a presença de ursos é comum. Os profissionais também são personagens das filmagens, mostrando as suas observações e explicando as técnicas utilizadas para registrar as cenas impressionantes da série. O foco das gravações está em quatro animais: o casal Van e Alice, considerados os ursos dominantes do local, a mãe Parsnip e seu filhote Pushki.   

A programa mostra, por exemplo, o trabalho que Parsnip tem para se alimentar e, assim, produzir leite para amamentar Pushki. Entre os desafios, está encontrar comida e não colocar o filhote em risco ao invadir os domínios de Van. Para isto, ela se arrisca com o filhote em uma tensa travessia pelo mar para alcançar uma ilha onde pode comer o que estiver disponível e dar lições de defesa para o filho. Mas após algum tempo, eles têm de voltar ao ponto de origem, encarando novamente os perigos do mar, para aproveitar a famosa desova de salmões e ingerir os nutrientes necessários para suportar o rigoroso inverno.  

Já Van e Alice precisam manter os domínios de seus territórios. O macho, que pesa quase 500 quilos, é obrigado a defender a fêmea da aproximação de outros ursos que pretendem acasalar-se com ela. O processo envolve comportamentos curiosos, como passar o corpo nas árvores e no chão para deixar o cheiro e marcar seus domínios, e também lutas violentas que podem colocar em risco a vida de outros animais da espécie.

Nenhum comentário:

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Tecnologia do Blogger.