BBC Earth apresenta a retrospectiva da carreira de Sir Attenborough em especial inédito



Durante o mês do aniversário de 90 anos de Sir David Attenborough, comemorado em 8 de maio, o BBC Earth exibiu, nas noites de terça-feira, alguns dos programas de maior destaque nos mais de 60 anos de carreira do naturalista na BBC.

No dia 31 de maio, terça-feira, às 22 horas,encerrando a programação,irá ao ar Attenborough at 90, programa inédito gravado com Sir David especialmente para celebrar seu aniversário. A entrevista, conduzida por Kristy Young, renomada apresentadora da TV britânica, teve a presença, no estúdio, de convidados especiais e de uma platéia formada por cineastas, profissionais pioneiros nas transmissões de televisão, zoólogos, ambientalistas e biólogos. 

Sir Attenborough emocionou-se e também se divertiu ao relembrar fatos desde a sua estreia na BBC e do programa Zoo Quest, de 1954. Com esta série, o naturalista viajou por diferentes regiões e culturas em todo o mundo. Também teve contato com diversos animais e desenvolveu uma forma única de contato com eles.

No estúdio, Sir David recebeu o “Monty Python” Michel Palin e o ambientalista Ian Redmond, da Gorilla Organization. Direto do espaço, segundo a apresentadora Kristy Young, “o único local no planeta que Sir David não tinha visitado”, recebeu os parabéns do astronauta Tim Palke, da EAS- European Space Agency.

Entre os depoimentos, o Principe William, Duque de Cambridge, relembrou que, desde a infância, acompanhou as aventuras de Attenborough e sua dedicação ao mundo animal. A  primatóloga e antropóloga britânica Jane Goodall destacou a habilidade de Sir David. Os parabéns também são lembrados pelo cantor Sting, pelo apresentador Graham Norton, pela atriz Joanna Lumley (Absolutely Fabulous) e pelo jornalista Sir Michael Parkinson.

Em Attenborough at 90, é destacada a importância do naturalista para a criação de formatos e o incentivo a novos talentos na BBC. Além de lançar os programas de natureza em viagens pelo mundo, como Zoo Quest, de 1954 (que deu início à Unidade de História Natural da BBC, em 1957), Sir David teve muita importância como executivo do canal BBC 2 em 1965. Ele foi um dos primeiros apoiadores do grupo Monty Python, como lembra o ator Michael Palin.

Uma linda homenagem encerra o programa. O holandês K.B. Dijkstra, um dos mais importantes especialistas em libélulas do mundo, agradece muito a influência de Sir David na sua formação. Ele conta que com sua equipe encontrou uma nova espécie de libélula, em Madagascar, e ela foi batizada com o nome de “acisoma attenboroughi”, em homenagem a Sir David, pois é uma espécie bela, que está presente em muitos lugares. 

Nesta terça-feira, dia 31, também serão exibidos o programa Attenborough and the Giant Dinosaur, às 23 horas, e dois episódios da série Attenborough's Natural Curiosities, às 23h55. 

Nenhum comentário:

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Tecnologia do Blogger.