Discovery estreia Free Ride com primeiro episódio gravado no Rio de Janeiro



Nove mil quilômetros, pés descalços e nenhum centavo no bolso – esse é o plano de viagem de Rob Greenfield. Ativista que busca subverter a lógica da relação com o dinheiro, ele recruta o cinegrafista James Levelle para uma aventura registrada pela nova série do Discovery, FREE RIDE.

No ar a partir de domingo, 15 de maio, às 20h40, a produção documenta a jornada da dupla por sete países da América Latina, começando em terras brasileiras e narrada em seis episódios com uma hora cada. Pela frente estão 72 dias de caronas, improvisos e situações insólitas que a produção capta em detalhes.

Partindo do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Rob e James têm o Panamá como destino e, ao longo do percurso, percebem que cada dia é um novo desafio de sobrevivência, parte de um experimento social que apresenta possibilidades tão fascinantes quanto perigosas.

Sem refeições garantidas ou locais para dormir, eles precisam explicar a proposta da viagem a desconhecidos, na esperança de encontrar almas generosas e dispostas a ajudar. A primeira pernoite, por exemplo, acontece no Morro do Vidigal, onde eles limpam a casa da anfitriã em troca de abrigo.

Rob é um especialista em sobrevivência vegetariano, com credenciais e métodos heterodoxos – revirar lixeiras em busca de comida é parte do repertório que ele utiliza para vencer os desafios das paisagens urbanas. Para ele, viver além dos limites da conveniência e do conforto é mais do que o pretexto para a viagem, é a filosofia e o estilo de vida que escolheu para si.

Junto a Rob está James, o cineasta responsável por documentar toda a aventura. A dupla precisará descobrir maneiras alternativas para garantir o alimento, para providenciar transporte e, em muitas ocasiões, dependerá da hospitalidade e da ajuda dos desconhecidos que encontrar pelo caminho. Rob e James levam consigo apenas itens e ferramentas básicas, como cantil e saco de dormir.

Os dois não se conheciam até o início das filmagens. Apesar de já ter filmado em circunstâncias extremas e viajado o mundo como cinegrafista, James nunca praticou os métodos de vida de Rob. Recém-apresentados, eles embarcam em uma jornada que promete tempos difíceis e ocasiões que pedirão confiança na nova amizade e fé na humanidade.

Rob mora em San Diego, Califórnia. Lá, ele cultiva o próprio alimento e vive em uma casa onde cabem apenas a cama e uma estante com roupas e livros. Adaptado à vida minimalista, ele se orgulha de suas escolhas e diz ter tudo que precisa.  A viagem pela América Latina não é a primeira; Rob já cruzou os Estados Unidos  a bordo de uma bicicleta, recolhendo alimentos de lixeiras. Agora, ele quer ir além da própria zona de conforto com FREE RIDE.

“FREE RIDE é uma aventura que coloca à prova a minha própria capacidade de solucionar problemas, de procurar e criar recursos, de confiar em minha capacidade e de acreditar na bondade do outro”, diz Greenfield. “As pessoas dizem que o dinheiro move o mundo, mas o que acontece quando você resolve mover-se pelo mundo sem o dinheiro?”, acrescenta Levelle.

Nenhum comentário:

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Tecnologia do Blogger.