Claro TV é contra a obrigatoriedade na distribuição de receptores com conversores


O  grupo América Móvil – que congrega as operadoras NET, Embratel e Claro – tem uma posição firme contra a necessidade de distribuição gratuita dos receptores com conversores pelas operadoras de DTH.

Para o grupo, essa distribuição não pode ser exigida porque o must carry da TV digital pelas operadoras de TV paga só existe para os sinais analógicos. “Must carry para sinais digitais do SBTVD-T é ilegal”, assevera a operadora em sua contribuição à consulta pública da Anatel sobre mudança da regulação da Lei do SeAC.

Para a Claro,  que opera o serviço Via satélite do grupo, os sinais da TV terrestre digital não terão mais que ser obrigatoriamente carregados pelas operadoras de TV paga. E argumenta que a Lei do SeAC só admite quatro condições:
  • a possibilidade de pactuação entre geradora de radiodifusão e a distribuidora SeAC para a programação digital, quando a geradora distribuir seus sinais nas duas tecnologias;
  • a possibilidade de a distribuidora descontinuar a transmissão dos sinais analógicos, caso haja a pactuação
  • a possibilidade de a geradora de radiodifusão exija que sua programação digital seja distribuída gratuitamente, caso não haja pactuação
  • a possibilidade de a distribuidora ficar desobrigada de ofertar a programação em tecnologia analógica, caso não haja pactuação.
Para a operadora, não existe na legislação atual a ideia de que uma geradora de TV “cabeça de rede” seja diferente de  uma geradora local. “Toda a geradora de TV é uma geradora local. E A Anatel, ao mandar que todos os canais sejam carregados, está abdicando de sua obrigação de racionalizar a inviabilidade técnica”, afirma a empresa.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato