HBO estreia documentário original inédito “Guerras Alheias “


Guerras Alheias, o novo documentário original da HBO Latin America, estreia no dia 13 de junho às 22 horas. A produção analisa a pulverização aérea com glifosato, um herbicida apontado como agente potencialmente cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde em 2015. A pulverização aérea foi uma ferramenta fundamental da parceria entre a Colômbia e os Estados Unidos na guerra contra as drogas em geral e especificamente contra o cultivo da folha de coca.

Durante anos, a Colômbia foi o único país do mundo que disseminava este herbicida pelo ar, o que gerou intensos debates entre quem defendia o produto e quem garantia que ele estava afetando gravemente a saúde dos colombianos.

“A questão das pulverizações aéreas com glifosato na Colômbia é um apêndice do conflito armado entre a guerrilha e o Estado. Guerras Alheias é um convite para entender e refletir – como poucas vezes os colombianos e os latino-americanos em geral já fizeram – sobre o drama das vítimas anônimas da guerra contra as drogas. Guerras Alheias não é uma história em preto e branco, com bandidos e mocinhos. O documentário tem a virtude de nascer nesta zona cinzenta, em que se ouvem as vozes de pessoas que foram abandonadas, ignoradas e até silenciadas” explica Carlos Moreno, o diretor de Guerras Alheias. 

Moreno é um cineasta colombiano muito respeitado cujas produções receberam mais de 14 prêmios internacionais. Entre as suas obras se destacam Cão Come Cão, Todos os Seus Mortos, Guerra do Tráfico e Viva a Música!.

Guerras Alheias conta com cerca de 30 entrevistas com especialistas dos diversos setores envolvidos no assunto. Entre eles destacam-se ONGs, cientistas, organizações ecológicas, as principais autoridades governamentais e militares tanto da Colômbia como dos Estados Unidos, e os camponeses, que foram os principais afetados.

“Para a HBO Latin America a produção de documentários tem como objetivo dar voz ao talento latino-americano e que este, por sua vez, possa narrar as histórias mais relevantes da nossa região”, comenta Roberto Ríos, Vice-presidente Corporativo de Produções Originais da HBO Latin America. “Guerras Alheias é um claro exemplo disto, já que tanto o diretor como os protagonistas da história tiveram a oportunidade de revelar seus pontos de vista sem nenhum tipo de limitação”, acrescenta Ríos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato