HISTORY exibe produção que resgata o papel da imprensa alternativa durante a ditadura militar


Produzida pelo Instituto Vladmir Herzog, a série Resistir é Preciso, que chega à tela do HISTORY no dia 9 de junho, conta trechos da história da ditadura militar no Brasil, a partir das publicações, jornalistas, escritores e ativistas que formalizaram a resistência ao golpe de 1964, por meio da imprensa escrita.

Apresentada pelo ator Othon Bastos, Resistir é Preciso traz depoimentos de jornalistas que atuaram nos veículos da imprensa alternativa, tanto os clandestinos quanto os produzidos por brasileiros exilados no exterior.

A série conta a história de jornais alternativos como PifPaf, O Pasquim, Bondinho, Opinião, entre outros, e relata desafios, perseguições e os bastidores da criação, produção e circulação dessas publicações.

No episodio de estreia, Como tudo começou, 50 dias depois do golpe militar de 1964, nasce a imprensa de resistência. A revista PifPaf torna-se a primeira publicação de oposição à ditadura militar, puxando o fio da meada que se espalhou pelo país e recebeu o nome de imprensa alternativa, enfrentando a repressão dos órgãos policiais.

Em seguida, às 18h30, em Um barão que não era barão, a produção conta a história e a obra do jornalista Apparicio Torelly, conhecido como o barão de Itararé, o pai do humorismo brasileiro. Reunidos num bar, jornalistas e especialistas lembram sua trajetória e suas frases que criaram um estilo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato