Uso de receptor com conversor pode inviabilizar o serviço de TV paga


A proposta de receptor com conversor – que capta sinais de TV paga via satélite e da TV aberta terrestre – pode inviabilizar a prestação do serviço de TV por assinatura pelas operadoras que usam a tecnologia de DTH. A avaliação é da Telefônica/Vivo, apresentada na consulta pública sobre novas regras de regulamentação do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), encerrada no último domingo, 12, na Anatel.

A prestadora espanhola cita a impossibilidade da tecnologia em fazer o carregamento dos canais obrigatórios, mas destaca que a solução proposta sugerida cria uma inviabilidade econômica que pode resultar no bloqueio ao crescimento do DTH, que atende a grande parte das classes mais baixas.  "A verdade é que o serviço de radiodifusão segue disponível para recepção livre para toda a população. Cabe aos espectadores simplesmente instalar tal solução para se beneficiar desse serviço, como sempre ocorreu. É preciso considerar que o SeAC é prestado em regime privado e que a liberdade empresarial deve ser assegurada às prestadoras", avalia a prestadora, na contribuição à consulta pública.

"Ao contrário do que alguns acreditam, não é atribuição das prestadoras de SeAC o cumprimento da alegada obrigação de universalização da radiodifusão, nem indiscriminadamente dos mandamentos constitucionais associadas à comunicação social (artigo 221, da Constituição Federal)", critica a operadora. A Telefônica lembra que soluções desse tipo não foram adotadas pelos países europeus. "Alemanha, Espanha, Finlândia, Itália e Suécia não obrigam em suas regulações o carregamento de nenhum canal. Na França, Holanda, Polônia e Reino Unido as obrigações se restringem apenas aos canais operados por instituições públicas e raros comerciais", aponta.

A Claro também critica a proposta da Anatel. Em sua manifestação, a operadora cita o parecer do economista Arthur Barrionuevo, segundo o qual tal obrigatoriedade provocará, na realidade, uma distorção ao mercado, já que visa dar um tratamento igual a diferentes competidores (que apresentam diferenças em eficiência e qualidade de sinal), de modo contrário ao princípio constitucional da isonomia, o qual visa garantir o tratamento igual aos iguais e desigual aos desiguais, na medida de suas desigualdades, sem contar os custos elevadíssimos para sua implementação, o que reduzirá a rentabilidade do serviço e provocará a necessidade de repasse aos consumidores finais. Nas contas da operadora, esse custo pode chegar a R$ 3 bilhões.

Em outro ponto de sua manifestação, a Claro ressalta o maior interesse do público pelos canais regionais da Rede Globo – o carregamento dos mesmos pelas operadoras de DTH é fruto do interesse destas operadoras em atender o público, melhorando sua posição competitiva e não de qualquer imposição anticompetitiva. Atualmente, as operadoras de DTH carregam o sinal da Globo em até 43 regiões (a depender da operadora), o que, na opinião da Anatel fere a isonomia entre as emissoras abertas. Nessas regiões concentra-se a maioria dos usuários do serviço. A operadora mexicana conclui que a proposta colocada em consulta pública não se sustenta juridicamente, "traduzindo-se numa inovação proibida à Lei do SeAC, exorbitando a Anatel das suas competências de regulamentação da Lei".

A Algar Telecom é outra operadora que desaprova a proposta de receptor com conversor para as operadoras de TV paga por DTH, afirmando que a Lei do SeAC não prevê, nem autoriza que seja estabelecida obrigação de carregamento de canais em tecnologia digital. A prestadora afirma que representada por uma parcela de 0,5% e que adicionar às operadoras de pequeno porte o custo do condicionamento de suas redes (fornecimento de receptor com conversor) para recepcionar tanto o sinal analógico quanto o sinal digital das empresas radiodifusoras de sons e imagens é praticamente condená-las à saída do mercado de TV por assinatura no Brasil. "Assim, como alternativa e tendo como fundamento o disposto no 8° do artigo 32 da Lei n 12.485 / 2011, é prudente que a Anatel torne como optativo o fornecimento de receptor com conversor para empresas que possuem até 5% de participação no mercado de TV paga nacional", recomenda. Caso a proposta seja aprovada como está, as prestadoras de DTH terão que distribuir a caixinha híbrida até três anos após o desligamento do sinal analógico de cada região. O prazo máximo para distribuição é até 2021.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato