Globo é a que tem mais canais na TV paga no Brasil

Globosat tem mais 61 canais disponíveis na TV paga no Brasil. (Divulgação)
A Agência Nacional do Cinema (Ancine) divulgou hoje, 05, pesquisa sobre o mercado brasileiro de TV por assinatura. O estudo foca programadoras de conteúdo e os efeitos que a Lei do SeAC sobre a produção nacional. Traz um levantamento sobre os principais grupos econômicos, e mostra que a Globo é a empresa com mais canais na TV paga: 61, o que equivale a 30,7% do total.

A Time Warner vem em seguida, com 58 canais, ou 29,1%. Juntos, os dois grupos controla 60% dos canais. O ranking mostra a Discovery com 17 canais (8,5%), a Fox com 14 (7%), a Viacom com 12 (6%) e a Walt Disney com 11 (55,5%). Ao todo, há no Brasil 199 canais de TV paga.

Já o ranking de programadoras mostra predomínio da Timer Warner, com 11 (28,2%). A Globo tem 6 programadoras (15,4%). Walt Disney e AMC tê duas programadoras cada (5,1%). Ao todo, existem 39 programadoras no país.

A Time Warner, conglomerado norte-americano, reúne três marcas principais: HBO, Cartoon Network e Warner. Já a Globo tem, entre as principais marcas, Telecine, Universal, Syfy, Studio Universal e Megapix e Premiére. s canais brasileiros de espaço qualificados, resultado da política de cotas estabelecida na Lei do SeAC, somam 25.

O estudo revela que a disputa maior se dá no conteúdo de filmes e séries. São 74 canais neste segmento, que representa 37% dos canais de TV por assinatura brasileiros. Em seguida vêm os de esporte, com 21%, e variedades, com 20%. A categoria temática com menor número de canais é a de notícias, com 5%. O

Operadoras

O estudo mostra o que os números da Anatel revelam nos balanços mensais. Entre as operadoras de TV paga, chamadas de empacotadoras, predominam duas companhias: Telecom Americas (união de Claro, Embratel e NET) e Sky/Directv. Juntas, elas concentram 81% do mercado. Oi, Telefônica e Algar Telecom respondem por 16%, enquanto os 4% restantes está pulverizado nas mãos de 87 operadoras de TV.

O documento conclui que a Lei do SeAC diminuiu as barreiras à entrada no setor de acesso condicionado e ajudou a ampliar a quantidade de conteúdos e canais brasileiros na grade. Reconhece a grande assimetria entre os canais, programadores e empacotadores. Não faz, porém, qualquer recomendação para mudar o cenário de concentração.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato