‘Tomie’, de Tizuka Yamasaki, estreia no Curta!, em agosto


Tizuka Yamasaki dirige a estreia da semana no Curta!: “Tomie”. O documentário que vai ao ar na Terça das Artes, dia 2, traz depoimentos de críticos como Paulo Herkenhoff, Agnaldo Farias e Miguel Chaia que falam sobre a artista plástica Tomie Ohtake e que relatam a maneira harmoniosa como sua vida e obra dialogaram ao longo dos anos. Japonesa naturalizada brasileira, a artista ganha a cena do longa com registros que mostram seu trabalho no ateliê, rabiscando e recortando papéis e até os almoços em família.

A Segunda da Música, dia 1º, é de Ícones do Jazz, com episódio sobre o multi-instrumentista Lionel Hampton. O concerto de uma hora traz atuações de grandes solistas do jazz como Andy McGhee, Art Hoyle, Billy Mackel, Lou Blackburn, Bobby Plater, Wilbert Hogan e Eddie Williams. O show apresenta músicas autorais de “Hamp”, como era conhecido, com muito blues e jazz.

Kleber Mendonça Filho é o diretor de “O Crítico”, que vai ao ar na Quarta do Cinema, dia 3. O documentário reúne reflexões de cineastas e críticos do Brasil, dos Estados Unidos e de vários países da Europa, registradas durante quase dez anos (de 1998 a 2007), sobre o mercado audiovisual e as críticas a que os profissionais do ramo estão expostos.

Ainda na quarta, o “A Vida É Curta!” traz uma seleção de filmes que dialogam com os Jogos Olímpicos e com o Rio de Janeiro. Abre a faixa “Contos da Maré”, que mostra como a favela se torna um cenário assustador quando se mistura o real e o ficcional dos contos de terror baseado em lendas urbanas. Na sequência, “Atrocidades Maravilhosas” retrata o Rio e os artistas que praticam intervenções urbanas. Para encerrar com chave de ouro, “Três no Tri” relembra a Copa de 70, quando Pelé fez um gol de virada e lançou a seleção brasileira rumo ao tricampeonato.

Na série Impressões do Mundo é a vez do episódio “James Holston e as Cidades”, que vai ao ar na Quinta do Pensamento, dia 4 de agosto. As ideias do antropólogo americano James Holston norteiam um debate sobre os problemas das grandes cidades, a partir de seu estudo sobre as grandes metrópoles do mundo, entre elas, Brasília. A cidade se tornou tema de seu livro “A Cidade Modernista: Uma Crítica de Brasília e Sua Utopia Modernista”.

A semana termina com chave de ouro com uma exibição na íntegra de “Quartier Latin – Maio de 68”, na Sexta da Sociedade, dia 5 de agosto. O longa traz registros dos protestos de maio de 68, na região do Quartier Latin, em Paris, feitos pelo diretor William Klein, a pedido dos alunos da Universidade Sorbonne. Trabalhadores, donas de casa, garçons, donos de loja, imigrantes, crianças, pensionistas, estudantes, homens e mulheres de todos os tipos e tendências políticas ganham voz nesse documentário.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato