A sommelier de cervejas Cilene Saorin no “Inspira.mov Brasil” na TV Cultura


A sommelier de cervejas Cilene Saorin é a convidada do Inspira.mov Brasil, produção inédita da GRIFA FILMES, que a TV Cultura exibe quarta-feira, dia 24 de agosto, à meia-noite, logo após o Cultura Livre. Uma das poucas mulheres no mundo sommelier de cervejas, com graduação na Espanha e na Alemanha, Cilene conta o que a levou a se apaixonar pela cultura da cerveja e porque a bebida deveria ser tão valorizada quanto o vinho.

Ideias e comportamentos inspiradores são a matéria-prima da série inédita de 13 programas Inspira.mov Brasil. A GRIFA FILMES, premiada produtora brasileira que comemora 20 anos em 2016, criou o formato do programa para a TV com o patrocínio da 3M do Brasil. A direção é da premiada diretora de documentários e filmes Mara Mourão.

Cilene Saorin- O consumo inteligente da cerveja- dia 24 de agosto

Com mais de 20 anos de trabalho dedicado à cerveja, Cilene Saorin começa o programa explicando que, ao contrário do que muitos pensam, a cerveja estupidamente gelada é apenas uma das várias formas de consumo da bebida. Ela lembra que, por causa da falta de conhecimento, a cerveja sofre com o estigma de bebida masculina que faz mal à saúde e engorda. Segundo ela, muitos afirmam erroneamente que a bebida é “sem sofisticação gastronômica para combinar com comida”.

“Mulher não cabe aqui”, disseram para ela ao entrar no universo da cerveja. Cilene Saorin lembra que enfrentou várias barreiras e foi até estimulada por elas em sua trajetória. Nas fábricas em que trabalhou pelo país, fez de tudo em diferentes partes do processo de produção. Sua vontade de aprender cada vez mais também foi fundamental no período em que realizou vários cursos na Europa.

Quando decidiu se lançar em carreira solo no Brasil, abrindo sua empresa, também teve de superar obstáculos para que entendessem seu trabalho de sommelier.  “Cerveja não precisa desta frescura”, afirmavam.  Sua estratégia foi manter a persistência e continuar estudando e viajando para degustar. Seu trabalho deste então é colaborar para a educação sobre a bebida e o consumo inteligente de cerveja.

Confira os convidados dos próximos programas:

31 de agosto - Mauro Beting
7 de setembro - Edgard Piccoli

Com meia-hora de duração, Inspira.mov Brasil apresenta os pensamentos inovadores fundamentais que nortearam as trajetórias profissional e pessoal dos músicos Antonio Nóbrega e Negra Li, dos artistas plásticos Elifas Andreato e Eduardo Srur, da filósofa Viviane Mosé, dos empreendedores sociais Eduardo Lyra e Rodrigo Baggio, da sommelière de cervejas Cilene Saorin, dos jornalistas Paulo Lima e Mauro Beting, do radialista Edgard Piccoli, do empresário da noite Facundo Guerra e da especialista em economia criativa Lala Deheinzelin. A série foi gravada no teatro Franco Zampari,  da TV Cultura, em São Paulo.  Os depoimentos são intercalados por imagens dos convidados nos locais onde desenvolvem suas atividades de criação e trabalho.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato