Documentário sobre arquiteto autodidata e série sobre fotógrafos brasileiros estreiam no Curta!

Canal Curta! estreia documentário do fotógrafo brasileiro. (Divulgação)
Uma produção inédita na TV brasileira vai ao ar no Curta! na Terça das Artes, dia 9. Projeto da produtora carioca Pontos de Fuga, de Leonardo Domingues (co-diretor de "Como A Pessoa É Para O Que Nasce"), em parceria com o canal, "Zanine, Ser do Arquitetar" tem direção de André Horta e narra a vida pessoal e profissional de José Zanine Caldas, arquiteto, paisagista, maquetista, designer e escultor autodidata que se destacou na década de 60. O documentário desvenda o artista em sua personalidade simples e arte refinada a partir de depoimentos de grandes nomes como Oscar Niemeyer, Heloísa Buarque de Holanda, Ziraldo, Sérgio Rodrigues, Cydno Silveira, Carlos Vergara, Alexandre Garcia, Juarez Machado, Vera Brandt, Ricardo Caruana, além de amigos e trabalhadores simples de Nova Viçosa, na Bahia, onde fundou uma oficina de artesanato. O telefilme é o primeiro sobre o artista, que há 50 anos já pensava em sustentabilidade. 

Grandes nomes da fotografia e do cinema brasileiros ganham a cena e saem de trás das lentes em "Luz e Sombra – Fotógrafos do Cinema Brasileiro", série inédita que tem direção de Betse de Paula e Jacques Cheuiche e vai ao ar toda quarta a partir de 10 de agosto. Acompanhando a série, vamos rever e entender como foram feitas cenas de filmes antológicos como "Cidade de Deus" (Cesar Charlone), "Tropa de Elite" (Lula Carvalho, filho do também fotógrafo Walter Carvalho), entre outros.  O episódio especial de estreia, com uma hora de duração, é dedicado à obra de Breno Silveira, diretor de fotografia de "Eu Tu Eles", "Carlota Joaquina", "O Homem do Ano" e diretor de "Dois Filhos de Francisco", "À Beira do Caminho" e "Gonzaga – De Pai Para Filho". Durante entrevista para a série, o cineasta afirma que, muitas vezes, o que mais emociona em uma cena não está no roteiro: "Eu acho que sempre tem um momento mágico em um filme. Às vezes, você está filmando uma cena e ela acontece de uma forma tão bonita que se torna o plano mais bonito do filme". Breno Silveira conta ainda que se emociona sempre que assiste à cena dos meninos Dablio Moreira e Marcos Henrique – que interpretam Mirosmar e Emival em "Dois Filhos de Francisco" - cantando na rodoviária: "Era uma rodoviária de verdade e a gente resolveu fazer uma ficção dentro dela. E todas as vezes que aquele meninos chegam ao final daquela música e alguém põe um dinheirinho naquela caixa, eu choro".

Já no "A Vida É Curta!" desta semana, dia 10, o clima é de terror. Pegando carona no ditado popular que diz que agosto é o mês do desgosto, o programa vai trazer três produções de arrepiar. Abrindo a faixa, "Esconde Esconde", filme de Eliana Fonseca, mostra a brincadeira de esconde-esconde de um casal, em uma noite de chuva, enquanto a casa deles vai revelando surpresas. Na sequência, vai ao ar "Cova Aberta", de Ian Abé. O curta narra a história de Roberta, uma mulher em sofrimento que viaja pela BR-230. Ao encontrar uma jovem mais atormentada do que ela, acaba deixando sua dor de lado e se propõe a ajudar a garota, trazendo pra sua vida o medo da morte. Para fechar, "Loja de Répteis" narra os conflitos vividos por Aluisio (Fransérgio Araújo), dono de uma loja de répteis, e sua esposa Claudia (Maeve Jinkings), que não vê a hora de se livrar do negócio e mostra estar disposta a fazer qualquer coisa para se desfazer dos animais.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato