Investigação Discovery estreia série inédita "Liberdade Condicional"


ID estreia nova série Liberdade Condicional. (Divulgação)
LIBERDADE CONICIONAL (Safe for Release), série inédita do Investigação Discovery, vai ao ar nesta segunda-feira, 29 de agosto, às 20h40, com cenas reais e exclusivas de audiências que decidem o destino de detentos. Cada episódio de uma hora segue a busca pela liberdade de prisioneiros e recapitula os crimes que os levaram à prisão.

São três episódios nos quais o premiado documentarista Joe Berlinger expõe os diferentes pontos de vista que incidem na decisão de devolver condenados pela justiça à sociedade ou mantê-los no sistema prisional. Falam às câmeras aqueles que julgam a procedência do pedido; os requerentes e seus familiares, além de pessoas ligadas às vítimas. De um lado, a ansiedade por recobrar o convívio em sociedade; de outro, o sofrimento e o medo daqueles cujos entes queridos foram as vítimas; no centro da disputa, pessoas que representam a lei e têm a responsabilidade sobre a decisão final.

Nos Estados Unidos, esse tipo de audiência começa com a explicação do detento sobre os motivos pelos quais foi preso – junto aos depoimentos reais, a produção coloca imagens de arquivo e dramatizações que reconstituem os crimes.

Eles cometeram atos violentos, até hediondos, foram condenados, cumpriram parte da pena e agora pleiteiam voltar às ruas – para isso, precisam convencer  que não configuram ameaças à segurança pública, que entenderam seus erros e não estão dispostos a repeti-los. Mas, para os familiares e amigos de suas vítimas, a liberdade condicional é sempre um grave erro das autoridades. Cabe à justiça deliberar sobre o destino desses infratores e calcular o impacto da liberdade deles sobre a vida de inúmeras outras pessoas.

Nenhum comentário:

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Tecnologia do Blogger.