Série olímpica inédita do BBC Brasil apresenta a visão dos estrangeiros sobre o Brasil


Nesta semana, estreia Olhares, série original de vídeo da BBC Brasil, produzida para o serviço de notícias internacionais da BBC durante cobertura os Jogos Olímpicos Rio 2016.  Com foco nos estrangeiros que vivem ou estão de passagem pelo Brasil, a produção multimídia tem o objetivo de trazer um novo olhar e uma perspectiva diferente sobre o país e seus habitantes. Os episódios podem ser assistidos no site bbcbrasil.com, no Facebook, no canal de YouTube da BBC Brasil e no BBC World News – canal de TV de notícias internacional da BBC – presente no Brasil e outros países.

As gravações dos programas acontecem durante as Olimpíadas Rio 2016, quando a cidade recebe um grande número de visitantes de todos os continentes, e muitos estão tendo contato com o país e seu povo pela primeira vez. “Para a equipe da BBC Brasil, o que causa surpresa, estranhamento e interesse na visão dos estrangeiros serve para entendermos a cultura deles, mas também para nos revelar aspectos da nossa própria cultura, sob um olhar diferente”, explica a Diretora de Redação da BBC Brasil, Silvia Salek. “Às vezes, aspectos óbvios do cotidiano acabam passando despercebidos”.

Olhares faz parte do projeto da BBC Brasil de ampliar a produção audiovisual com foco nos dispositivos móveis, com duração e legendas para serem assistidos com facilidade em celulares, por exemplo. Segundo Silvia Salek, “O acesso aos conteúdos da BBC Brasil por celular já representam metade da audiência”. O impacto da BBC Brasil tem aumentado significativamente ao longo do último ano. Seu site bbcbrasil.com alcançou 20,1 milhões de usuários únicos em junho de 2016 (Fonte: ComScore).

Visitantes do Reino Unido estão no episódio de estreia de Olhares

O Reino Unido é tema do primeiro programa, com o casal inglês Tanya e David Lindsey. Eles chegam ao Rio para passar lua de mel. Casados há apenas um mês, os dois são praticantes de jiu-jítsu e tinham curiosidade de conhecer o país onde o esporte nasceu. Além disto, ela veio trabalhar como médica voluntária no Centro Aquático durante os Jogos Olímpicos.

No caminho entre o aeroporto internacional e a Barra da Tijuca, eles ficam espantados com a grande diferença social de regiões como o Conjunto de Favelas da Maré, na Linha Vermelha, e os belos pontos turísticos da Zona Sul. "É uma diferença marcante", diz David. "Parece que você está em outra cidade."

Alemanha e Senegal nos próximos programas

Um pintor alemão que mora na favela do Vidigal, no Rio de Janeiro, e quase foi baleado por um policial ao ter seu pincel confundido com uma arma está no segundo episódio. O terceiro programa apresenta uma comerciante senegalesa que trabalha nas ruas do Rio de Janeiro.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato