Maratona do canal BBC Earth revela os segredos do consumo exagerado


Maratona de série "Os Reis do Consumo". (Divulgação)
No ar em três episódios, The Men Who Made Us Spend (Os Reis do Consumo) é o destaque da maratona que o BBC Earth apresenta neste final de semana. De sábado, dia 3 de setembro, às 21 horas, até domingo, dia 4, às 15h30, os espectadores terão diversas oportunidades de acompanhar a série dedicada a estudar o consumismo e  os motivos para o impulso das compras. O jornalista investigativo Jacques Peretti (dos especiais The Men Who Made Us Thin e The Men Who Made Us Fat) viaja pelos Estados Unidos e revela ações de empresas para aumentar as vendas.

Os três episódios de The Men Who Made Us Spend serão reapresentados no domingo, dia 4 de setembro, às 8 horas e 12h50.

Uma das descobertas curiosas do apresentador é que o medo e a ansiedade influenciam a vontade de comprar. Em vez de precisar de novos bens, porque os antigos foram quebrados, as pessoas aprendem a comprar novos por razões de moda. Um museu dedicado à saga “Star Wars” é cenário para uma conversa sobre o consumo entre jovens e crianças. As campanhas publicitárias direcionadas ao público infantil também são discutidas. No Brasil, este assunto é atual, e uma decisão inédita do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em março de 2016, considerou este tipo de propaganda abusiva.

Confira as sinopses dos três programas da série

No primeiro episódio, Peretti discute o tempo de duração dos produtos. Ele mostra como muitos objetos são propositalmente programados para se tornarem obsoletos em pouco tempo, o que gera um mercado constantemente ativo. O programa revela que esta estratégia existe desde o início do século XX, quando um cartel de empresas de lâmpadas as produzia para durarem pouco. Até hoje, grandes corporações, que possuem clientes fiéis e ávidos por novidades, seguem esta ideia. Peretti visita um centro de reciclagem onde os bens de alta tecnologia novos em folha são destruídos antes mesmo de terem saído da caixa.

Já o segundo programa da série explica como o medo é um fator essencial para impulsionar as pessoas ao consumo. O apresentador vai a um laboratório de neurociência que estuda hábitos consumistas e revela que o cérebro responde mais a estímulos negativos do que positivos. A partir disto, as empresas exploram medos e ansiedades para venderem mais. Em Las Vegas, Peretti visita uma feira que vende produtos que prometem retardar um dos maiores medos da humanidade: o declínio do corpo causado pela idade.

O consumo no público infantil é abordado no terceiro episódio. Jacques mostra como a ascensão da televisão como principal meio de comunicação do mundo, a partir dos anos 70, expôs as crianças à publicidade e como o tema foi debatido nos Estados Unidos. Ele também visita um museu de artigos e brinquedos da saga “Star Wars”, fenômeno cultural que mudou a forma como as empresas planejam suas ações para o público infantil. Este episódio também apresenta as táticas da indústria de games para conquistar mais fãs.

Nenhum comentário:

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Tecnologia do Blogger.