Curta! exibe episódio de ‘Brasil Visual’ que revela relação entre o homem, a arte e o meio ambiente

Especial inédito no curta!. (Divulgação)
No dia 18 ás 20h, na Terças das Artes, o Curta! exibe “Homem, Arte e Meio Ambiente”, terceiro episódio da série “Brasil Visual”, que investiga o processo de produção das artes plásticas no país. Em foco, obras, pesquisas e experimentos que lidam com o meio ambiente como espaço de criação. O artista performático Rodrigo Saad, mais conhecido como ‘Cabelo’, apresenta a parceria entre artistas e cientistas, e conversa sobre a relação entre o natural e o artificial. Idealizada e dirigida pela produtora pernambucana Rosa Melo, a série “Brasil Visual” apresenta um panorama das artes em oito capítulos, por intermédio de conversa com artistas, críticos e curadores sobre temas emergentes nas artes visuais contemporâneas.   

Na Quarta de Cinema, dia 19 ás 20h, a trajetória do premiado diretor de fotografia Lucio Kodato é a atração da série “Luz & Sombra – Fotógrafos do Cinema Brasileiro”. No episódio, Kodato lembra os principais momentos de sua carreira de mais de 40 anos. Ele conta como filmou as índias dentro de ocas, em “Xingu/Terra”, ao lado da diretora Maurren Bisilliat, e relembra o trabalho em “Maré”, dirigido por Lúcia Murat, que lhe rendeu o prêmio de melhor fotografia no Festival do Rio de 2007. Da experiência de quem começou na fotografia ainda na adolescência, ajudando o pai num laboratório, Kodato aconselha os profissionais que estão começando na carreira, ressaltando justamente a importância dos aspectos do trabalho que dão título à série. “Existe uma luz e uma sombra para cada ponto de vista. Hoje, principalmente, com a capacidade das câmeras que podem captar qualquer coisa, o trabalho de luz e sombra é algo fundamental. Eu acho que é onde os jovens devem investir na fotografia: no trabalho de luz e sombra”, indica.

Com o tema “Comédia”, o “A Vida É Curta!” vai ao ar também na quarta com a estreia de “Chapa”, de Fábio Montanari. Vencedor dos prêmios “Aquisição Canal Curta!” e “Porta Curtas” no “Festival Internacional de Curtas de São Paulo” de 2015, “Chapa” conta a história de dois amigos, Chapa e Feola, que são injustamente demitidos da padaria onde trabalharam por mais de 20 anos. Eles decidem se vingar e assaltar o local. Mas precisam terminar antes que o primeiro jogo do Brasil na Copa comece. Depois, é a vez de “Ao Meu Pai Com Carinho”, de Fausto Noro. No filme, Marcio é vítima de um sequestro-relâmpago. Os bandidos erram a ligação telefônica e acabam negociando com Bruno, um jovem entediado. Fechando a edição bem-humorada, “Cheque Mate”, de Ricardo Bravo, traz no elenco os atores Paulo José e Zezé Polessa. Em cena, uma verdadeira aula sobre a ecologia do dinheiro, demonstrando o ciclo de vida de um cheque que roda por todas as mãos de uma pequena cidade do interior e desaparece. 

Na Quinta do Pensamento, dia 20 ás 23:30h, episódio inédito de “Impressões do Mundo” apresenta um dos mais importantes escritores da língua espanhola, o mexicano Mario Bellatin. No programa, “Mario Bellatin - Fragmentos da vida”, o premiado autor fala sobre a narrativa influenciada pelo cinema, além de suas opções estéticas e de seu processo criativo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato