Curta! exibe episódio de ‘Brasil Visual’ que revela relação entre o homem, a arte e o meio ambiente


Especial inédito no curta!. (Divulgação)
No dia 18 ás 20h, na Terças das Artes, o Curta! exibe “Homem, Arte e Meio Ambiente”, terceiro episódio da série “Brasil Visual”, que investiga o processo de produção das artes plásticas no país. Em foco, obras, pesquisas e experimentos que lidam com o meio ambiente como espaço de criação. O artista performático Rodrigo Saad, mais conhecido como ‘Cabelo’, apresenta a parceria entre artistas e cientistas, e conversa sobre a relação entre o natural e o artificial. Idealizada e dirigida pela produtora pernambucana Rosa Melo, a série “Brasil Visual” apresenta um panorama das artes em oito capítulos, por intermédio de conversa com artistas, críticos e curadores sobre temas emergentes nas artes visuais contemporâneas.   

Na Quarta de Cinema, dia 19 ás 20h, a trajetória do premiado diretor de fotografia Lucio Kodato é a atração da série “Luz & Sombra – Fotógrafos do Cinema Brasileiro”. No episódio, Kodato lembra os principais momentos de sua carreira de mais de 40 anos. Ele conta como filmou as índias dentro de ocas, em “Xingu/Terra”, ao lado da diretora Maurren Bisilliat, e relembra o trabalho em “Maré”, dirigido por Lúcia Murat, que lhe rendeu o prêmio de melhor fotografia no Festival do Rio de 2007. Da experiência de quem começou na fotografia ainda na adolescência, ajudando o pai num laboratório, Kodato aconselha os profissionais que estão começando na carreira, ressaltando justamente a importância dos aspectos do trabalho que dão título à série. “Existe uma luz e uma sombra para cada ponto de vista. Hoje, principalmente, com a capacidade das câmeras que podem captar qualquer coisa, o trabalho de luz e sombra é algo fundamental. Eu acho que é onde os jovens devem investir na fotografia: no trabalho de luz e sombra”, indica.

Com o tema “Comédia”, o “A Vida É Curta!” vai ao ar também na quarta com a estreia de “Chapa”, de Fábio Montanari. Vencedor dos prêmios “Aquisição Canal Curta!” e “Porta Curtas” no “Festival Internacional de Curtas de São Paulo” de 2015, “Chapa” conta a história de dois amigos, Chapa e Feola, que são injustamente demitidos da padaria onde trabalharam por mais de 20 anos. Eles decidem se vingar e assaltar o local. Mas precisam terminar antes que o primeiro jogo do Brasil na Copa comece. Depois, é a vez de “Ao Meu Pai Com Carinho”, de Fausto Noro. No filme, Marcio é vítima de um sequestro-relâmpago. Os bandidos erram a ligação telefônica e acabam negociando com Bruno, um jovem entediado. Fechando a edição bem-humorada, “Cheque Mate”, de Ricardo Bravo, traz no elenco os atores Paulo José e Zezé Polessa. Em cena, uma verdadeira aula sobre a ecologia do dinheiro, demonstrando o ciclo de vida de um cheque que roda por todas as mãos de uma pequena cidade do interior e desaparece. 

Na Quinta do Pensamento, dia 20 ás 23:30h, episódio inédito de “Impressões do Mundo” apresenta um dos mais importantes escritores da língua espanhola, o mexicano Mario Bellatin. No programa, “Mario Bellatin - Fragmentos da vida”, o premiado autor fala sobre a narrativa influenciada pelo cinema, além de suas opções estéticas e de seu processo criativo.

Nenhum comentário:

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Tecnologia do Blogger.