Curta! exibe último o episódio da série ‘Pra Onde Corre O Rio’ nesta sexta

Pra onde corre o rio chega ao fim. (Divulgação)
“Pra Onde Corre o Rio”, série inédita de Paula Fiuza, original no Curta!, chega ao oitavo e último episódio na Sexta da Sociedade, dia 14, ás 20h, revelando como o descaso público com o tratamento de esgoto e a especulação imobiliária prejudicaram a vida dos pescadores da colônia da Ilha Pura, que existe há mais de 50 anos na Lagoa de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O despejo irregular de dejetos atrapalha a qualidade e a quantidade do pescado, que agora se resume basicamente e tainhas, espécie mais resistente à poluição. Segundo os pescadores da região, as redes que antes capturavam várias espécies de peixes e crustáceos, agora só recolhem poucas tainhas, que são espécies mais resistentes.

Além deste grave cenário em Ilha Pura, o episódio também traz o depoimento do biólogo e militante ambiental há mais de 20 anos, Mario Moscatelli, que ao longo de toda a série apontou problemas e soluções para as questões ambientais dos rios, canais e lagoas do Rio de Janeiro. Ele relembra o começo da luta pessoal pela revitalização dos manguezais da cidade, especialmente o da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul.  “Eu produzia muda de mangue dentro de casa, dentro do meu apartamento. É um investimento de uma vida. Eu não gastei a minha vida. Eu investi uma vida”, pontua Moscatelli. Habituado a circular pela cidade, o biólogo compara a diferença de dimensão dada aos problemas ambientais da Lagoa Rodrigo de Freitas com a Lagoa de Jacarepaguá. “Enquanto a sociedade local na Baixada de Jacarepaguá não sinalizar que as a lagoas são importantes, o político, que é quem assina o cheque, não vai dar a menor atenção pra isso. E isso daqui - a Lagoa de Jacarepaguá – vai continuar essa poça rasa cheia de esgoto e lixo”, alerta. 

Ao longo de oito episódios, “Pra Onde Corre o Rio” desvendou os grandes problemas que, há décadas, afetam a natureza do Rio de Janeiro, como a poluição da Baía de Guanabara, dos rios e lagoas; a ocupação irregular de áreas preservadas; a falta de conservação nas áreas de mata; a falta de saneamento básico e as ações de impacto das indústrias poluentes. Uma viagem por terras e águas que há algum tempo já estiveram livres da poluição e da destruição ambiental.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato