Penúltimo episódio de ‘Pra Onde Corre o Rio’ mostra o processo de extinção dos animais da Baixada de Jacarepaguá

Pra onde corre o Rio. (Divulgação)
Nesta Sexta da Sociedade, 7, vai ao ar “Sobre homens e jacarés – A luta pelas águas na Baixada de Jacarepaguá”, penúltimo episódio da série “Pra Onde Corre o Rio” no CURTA!, que revela como o esgoto ameaça a Baixada de Jacarepaguá (conjunto de lagoas e canais de três bairros da Zona Oeste do Rio: Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá). Os danos começam pelos bichos que dão nome à região: os jacarés. Ricardo Pereira, que trabalha no complexo lagunar da área desde 2003, lembra que Jacarepaguá, na língua indígena, significa ‘Vale dos Jacarés’. O local, que deveria ser um habitat natural da espécie, sofre com o despejo contínuo de esgoto sem tratamento e tem visto um processo gradual de extinção desses animais nos lagos, rios e canais, que têm taxa de oxigênio zero.  “Eles sumiram. Desapareceram. Porque são espécies extremamente sensíveis a essa toxicidade, a esse esgoto jogado, despejado, nessas lagoas”, critica. As capivaras também sofrem com a degradação e tem resistido cada vez menos.

Raphael Silva e Antônio Melo são moradores ativistas que mobilizam a sociedade e o poder público para reverter o caos ambiental da Zona Oeste do Rio. Na luta contra a degradação, eles fundaram o Movimento de Despoluição do Canal das Taxas, no Recreio, e encontram nos mosquitos uma forma de denúncia do problema. “O mosquito é nosso aliado porque ele mostra o problema do esgoto, ele gera uma consequência. Uma dessas consequências é a proliferação descontrolada de gigogas e a consequente infestação de mosquitos”, avalia Raphael.

“Pra Onde Corre o Rio” tem oito episódios – inéditos sempre às sextas, às 20h – nos quais são desvendados os grandes problemas que, há décadas, afetam a natureza do Rio de Janeiro, como a poluição da Baía de Guanabara, dos rios e lagoas; a ocupação irregular de áreas preservadas; a falta de conservação nas áreas de mata; a falta de saneamento básico e as ações de impacto das indústrias poluentes.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato