Documentário sobre Jack Kerouac e episódio inédito de ‘Grandes Cenas’ estreiam no Curta!


Essa semana, ainda no clima de aniversário do canal, o Curta! presenteia a audiência com estreias de documentários internacionais, além da exibição de episódios inéditos de séries nacionais. Na Quinta do Pensamento, dia 1 de dezembro ás 23h, a vida do autor do extraordinário romance “Na Estrada”, Jack Kerouac, considerado o rei da Geração Beat, é destaque na programação. Em “Jack Kerouac: O Rei dos beats”, a trajetória do escritor que levou a literatura norte-americana a novos níveis de criatividade é examinada através de fascinante filmagem biográfica e entrevistas reveladoras com alguns de seus amigos e contemporâneos mais famosos, como Allen Ginsberg, Lawrence Ferlinghetti e William Burroughs.

Na Terça das Artes, dia 29 ás 23h, o Curta! exibe o segundo episódio da série “Andy Warhol”, sobre um dos artistas mais famosos e expressivos da segunda metade do século XX. Dirigida pelo cineasta Ric Burns, a biografia “Andy Warhol” fala sobre a vida do homem que virou referência de pop art ao redor do mundo. Narrada pela artista experimental Laurie Anderson, a produção foi vencedora de dois prêmios Emmy e um George Foster Peabody Award. Ao longo da série, personalidades como Irving Blum, Vicent Fremont, Paul Morissey e Donna de Salvo falam sobre o icônico Andy Warhol.

Na Quarta de Cinema, 30 ás 20h, o episódio inédito da série “Grandes Cenas”, apresentada por Matheus Nachtergaele, resgata uma cena emblemática do filme “Copacabana Me Engana”, de Antônio Carlos da Fontoura. Na cena “O Retorno de Alfeu”, o momento em que Irene (Odete Lara), acompanhada de seu amante muito mais jovem Marquinhos (Carlos Mossy), chega à casa e é surpreendida por seu ex-marido Alceu (Paulo Gracindo). Através de uma linguagem corporal marcante e um discurso sutil, mas contundente, Alceu tenta humilhar Irene mostrando o que ela perdeu ao trocá-lo por um garoto. No episódio de “Grandes Cenas”, o diretor do filme, Antônio Carlos da Fontoura, fala sobre o seu processo de construção da cena, assim como a influência que seu meio social e familiar teve no desenvolvimento do longa. Como em todos os episódios, a cena é exibida no final.

Ainda na Quarta de Cinema, a faixa “A Vida é Curta” fala sobre índios, terra, justiça e demarcação. Para começar, a estreia de “Cordilheira de Amora II”, documentário inédito na TV de Jamille Fortunato. Em cena, a história da indiazinha Guarani Kaiowá, Carine Martines, que vive na vila indígena de Amambai, no Mato Grosso do Sul, e transforma seu quintal em um experimento do mundo. O curta passou em vários festivais e conquistou diversos prêmios, entre eles o de “Melhor Curta – no festival É Tudo Verdade”, em 2015. Depois é a vez de “Índios no Poder”, documentário de Rodrigo Arajeju.  Mario Juruna, primeiro índio parlamentar na história do país, não consegue se reeleger para a Constituinte. Sem representante no Congresso Nacional desde a redemocratização, as Nações Indígenas sofrem ataques da Bancada Ruralista aos seus direitos constitucionais. O cacique Ládio Veron lança candidatura a deputado federal nas Eleições 2014, sob ameaças do Agronegócio.  Encerrando a faixa especial, “Ameaçados”, de Julia Mariano, mostra pequenos agricultores do sul e sudeste do Pará, que lutam por um pedaço de terra para plantar e viver.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato