Novo satélite da Embratel "StarOne D1" é lançado com sucesso

Star One D1 é finalmente lançado. (Divulgação)
Finalmente foi lançado com sucesso na tarde desta quarta, 21, da base de Kouru, na Guiana Francesa, o satélite StarOne D1, pela Arianespace, o maior já construído pela Embratel, e que terá cobertura em banda C,Ku e Ka, para permitir novos serviços de Internet e Banda Larga de baixo custo via satélite. É o primeiro satélite da empresa com essa frequência. O satélite foi lançado pelo foguete Ariane 5, ficará na posição orbital 84W, foi fabricado pela SSL, pesa 6,4 toneladas, tem tempo estimado de operação de 15 anos, 28 transponders de 36 MHz em banda C, 24 transponders de  36 MHz em banda Ku e 18 em banda Ka (equivalente a 300 transponders de 36 MHz). Isso garantirá a oferta de uma nova capacidade satelital sem precedentes no Brasil e nas Américas do Sul, do Norte e Central.

A Banda Ka permitem o acesso à Banda Larga de baixo custo via satélite e a transmissão de dados em altíssima velocidade. Com a Banda Ka, ampliará também o uso de aplicações corporativas de praticamente todo o território brasileiro e criará uma nova estrutura de backhaul de telefonia celular para toda a América Latina, integrando o backbone do Grupo América Móvil com suas redes periféricas, criando, assim, uma infraestrutura de telecomunicações ainda maior. A Banda C para garantir a disponibilidade de sinais de voz, TV, rádio e dados, incluindo Internet. E a Banda Ku para assegurar a oferta de serviços de transmissão de vídeos, além de Internet e telefonia para localidades remotas.

“Com esse lançamento, fortalecemos nossa posição como uma das maiores empresas de satélites no mundo e reafirmamos nosso compromisso em assegurar o crescimento e a qualidade da frota da Embratel Star One”, diz José Formoso, CEO da Embratel.

O satélite foi contratado no segundo semestre de 2013 para servir de substituto do Brasilsat B4 e dar continuidade aos serviços em banda C providos por este último na América Latina. A banda Ku atenderá às demandas de dados, vídeo e Internet para clientes corporativos e governo no Brasil e na América Latina. E a banda Ka, com coberturas nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, além de partes do Norte e Centro-Oeste brasileiros, oferecerá serviços de transmissão de dados, backhaul de telefonia móvel, sobretudo para as operações do grupo. A StarOne investiu US$ 400 milhões no projeto, em valores da época. Trata-se do satélite de número 11 da Embratel. No ano passado, a empresa já havia lançado o C4.

Como nono integrante da frota da empresa, o Star One D1 é o maior já construído pela Embratel Star One. Faz parte da quarta geração, batizada como Família D, e complementa a estrutura já composta por cinco satélites em órbita geoestacionária (Star One C1, C2, C3, C4 e C12) e por três em órbita inclinada (Brasilsat B2, B3 e B4).

"Estamos muito felizes com o anúncio de hoje, que reforça nossa liderança de mercado no Brasil. Vamos ampliar as transmissões de dados do grupo, ter uma nova estrutura de backhaul de telefonia celular e acelerar a disseminação de Banda Larga no Brasil", declarou em nota à imprensa José Felix, presidente da América Móvil no Brasil.

Por meio de sua frota, a Embratel Star One oferece capacidade satelital para as maiores empresas do País, principais emissoras de TV, canais independentes, bancos e diversos órgãos do Governo Brasileiro, recebendo e transmitindo sinais de televisão, rádio, telefonia, Internet e dados para aplicações de entretenimento, telemedicina, tele-educação e atividades empresariais. “Com o Star One D1, vamos assegurar ao mercado a continuidade dos serviços em Banda C e ampliar as ofertas disponíveis de dados, vídeos e Internet de alta velocidade”, diz Silbert.

Assista ao lançamento:

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato