Curta! exibe o documentário “Dominguinhos” na próxima segunda

Documentário sobre  “Dominguinhos”. (divulgação)
A vida e a obra de um dos maiores mestres da música brasileira é o destaque que abre a semana, na Segunda da Música, do Curta!. No dia 16, a partir das 22h15, o canal exibe o documentário “Dominguinhos”. No filme, dirigido por Eduardo Nazarian, Joaquim Castro e Mariana Aydar, a narrativa é conduzida pelo próprio Dominguinhos, através de cuidadosa montagem de entrevistas que o músico deu ao longo de sua vida, além da conversa exclusiva com a equipe de filmagem. Renomados artistas e importantes parceiros da vida de Dominguinhos, como Gilberto Gil, Gal Costa, Elba Ramalho, Hermeto Pascoal, João Donato, Djavan, Nara Leão, Nana Caymmi, Luiz Gonzaga, Yamandu Costa e Hamilton de Holanda participam com depoimentos, gravações musicais, arquivos de imagens e fonogramas raros.

No dia 17, na Terças das Artes, o Curta! exibe “Zanine, Ser do Arquitetar”, primeiro documentário a narrar a vida pessoal e profissional de José Zanine Caldas, arquiteto, paisagista, maquetista, designer e escultor autodidata que se destacou na década de 60. O filme traz depoimentos de grandes nomes da cultura nacional, como Oscar Niemeyer, Heloísa Buarque de Holanda, Ziraldo, Sérgio Rodrigues, além de amigos e trabalhadores de Nova Viçosa, na Bahia, onde fundou uma oficina de artesanato. Com produção da Pontos de Fuga e direção de André Horta, o telefilme resgata a importância de Zanine, que há 50 anos já pensava em sustentabilidade.

Na Quarta de Cinema, 18, às 23h45, no episódio inédito da série exclusiva “Grandes Cenas”, Matheus Nachtergaele apresenta o depoimento de Laís Bodanzky, diretora do aclamado filme “Bicho de Sete Cabeças” (2000). A diretora compartilha suas inquietações ao conceber a cena da fuga, um dos pontos altos desse mergulho intenso no universo manicomial. A sequência é protagonizada pelo ator Rodrigo Santoro, que foi indicado para o papel pelo ator Paulo Autran. No final do episódio, a cena é exibida.

Já na faixa “A Vida É Curta!”, ainda na Quarta de Cinema, uma maratona apresenta sete animações. Abrindo a sessão, dois curtas de Murilo Hauser. O primeiro é “Meu Medo”, que narra como o medo - seja lá qual for a sua causa - aguça os sentidos. Depois, é a vez de “Silêncio e Sombras”. Premiado como o Melhor Curta de Animação Nacional no festival ‘Amaldiçoados’, em 2009, a produção foi livremente inspirada num poema de Goethe e narra de maneira poética o fim da infância e as incertezas da vida adulta. Na sequência, dois filmes de Rodrigo John, “Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo” e “Propriedades de uma Poltrona”. O primeiro conta a história de um cachorro com o coração partido, que faz uma viagem ao centro do próprio umbigo enquanto o mundo acaba ‘fora dele’. Já o segundo curta é uma livre adaptação do conto de Júlio Cortázar e traz crianças se divertindo com as estranhas propriedades de uma velha poltrona, até o que tempo faz com que elas vejam o móvel com outros olhos. Já “Graffiti Dança”, do diretor Rodrigo EBA!, mostra a São Paulo do século XXI, com personagens de grafite dançando bolero dos anos 50. Depois, é a vez de conferir o curta em stop motion “Cafeka”, da diretora Natália Cristine, que brinca com a mais famosa obra de Kafka, o livro "Metamorfose". No filme, uma viagem sem sentido, provocada pelo uso excessivo do café, revela mais de 400 copos de café que se modificam e se transformam uns nos outros. Fechando a maratona, “Meow”, de Marcos Magalhães. A produção debate a globalização, ao trazer a história de um gato esfomeado que fica sem leite e é convencido a tomar um refrigerante.

Na Quinta do Pensamento, 19, no episódio inédito da série “No Caminho do Bem”, Sérgio Besserman conversa com diferentes representantes religiosos sobre como as doutrinas entendem a ideia de Deus, questionando o papel que as divindades desempenham na vida de nós, humanos. Embora seja difícil definir e também provar sua existência, a imagem de um criador todo poderoso povoa a grande maioria das religiões.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato