Header Ads

Curta! exibe o documentário “Dominguinhos” na próxima segunda


Documentário sobre  “Dominguinhos”. (divulgação)
A vida e a obra de um dos maiores mestres da música brasileira é o destaque que abre a semana, na Segunda da Música, do Curta!. No dia 16, a partir das 22h15, o canal exibe o documentário “Dominguinhos”. No filme, dirigido por Eduardo Nazarian, Joaquim Castro e Mariana Aydar, a narrativa é conduzida pelo próprio Dominguinhos, através de cuidadosa montagem de entrevistas que o músico deu ao longo de sua vida, além da conversa exclusiva com a equipe de filmagem. Renomados artistas e importantes parceiros da vida de Dominguinhos, como Gilberto Gil, Gal Costa, Elba Ramalho, Hermeto Pascoal, João Donato, Djavan, Nara Leão, Nana Caymmi, Luiz Gonzaga, Yamandu Costa e Hamilton de Holanda participam com depoimentos, gravações musicais, arquivos de imagens e fonogramas raros.

No dia 17, na Terças das Artes, o Curta! exibe “Zanine, Ser do Arquitetar”, primeiro documentário a narrar a vida pessoal e profissional de José Zanine Caldas, arquiteto, paisagista, maquetista, designer e escultor autodidata que se destacou na década de 60. O filme traz depoimentos de grandes nomes da cultura nacional, como Oscar Niemeyer, Heloísa Buarque de Holanda, Ziraldo, Sérgio Rodrigues, além de amigos e trabalhadores de Nova Viçosa, na Bahia, onde fundou uma oficina de artesanato. Com produção da Pontos de Fuga e direção de André Horta, o telefilme resgata a importância de Zanine, que há 50 anos já pensava em sustentabilidade.

Na Quarta de Cinema, 18, às 23h45, no episódio inédito da série exclusiva “Grandes Cenas”, Matheus Nachtergaele apresenta o depoimento de Laís Bodanzky, diretora do aclamado filme “Bicho de Sete Cabeças” (2000). A diretora compartilha suas inquietações ao conceber a cena da fuga, um dos pontos altos desse mergulho intenso no universo manicomial. A sequência é protagonizada pelo ator Rodrigo Santoro, que foi indicado para o papel pelo ator Paulo Autran. No final do episódio, a cena é exibida.

Já na faixa “A Vida É Curta!”, ainda na Quarta de Cinema, uma maratona apresenta sete animações. Abrindo a sessão, dois curtas de Murilo Hauser. O primeiro é “Meu Medo”, que narra como o medo - seja lá qual for a sua causa - aguça os sentidos. Depois, é a vez de “Silêncio e Sombras”. Premiado como o Melhor Curta de Animação Nacional no festival ‘Amaldiçoados’, em 2009, a produção foi livremente inspirada num poema de Goethe e narra de maneira poética o fim da infância e as incertezas da vida adulta. Na sequência, dois filmes de Rodrigo John, “Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo” e “Propriedades de uma Poltrona”. O primeiro conta a história de um cachorro com o coração partido, que faz uma viagem ao centro do próprio umbigo enquanto o mundo acaba ‘fora dele’. Já o segundo curta é uma livre adaptação do conto de Júlio Cortázar e traz crianças se divertindo com as estranhas propriedades de uma velha poltrona, até o que tempo faz com que elas vejam o móvel com outros olhos. Já “Graffiti Dança”, do diretor Rodrigo EBA!, mostra a São Paulo do século XXI, com personagens de grafite dançando bolero dos anos 50. Depois, é a vez de conferir o curta em stop motion “Cafeka”, da diretora Natália Cristine, que brinca com a mais famosa obra de Kafka, o livro "Metamorfose". No filme, uma viagem sem sentido, provocada pelo uso excessivo do café, revela mais de 400 copos de café que se modificam e se transformam uns nos outros. Fechando a maratona, “Meow”, de Marcos Magalhães. A produção debate a globalização, ao trazer a história de um gato esfomeado que fica sem leite e é convencido a tomar um refrigerante.

Na Quinta do Pensamento, 19, no episódio inédito da série “No Caminho do Bem”, Sérgio Besserman conversa com diferentes representantes religiosos sobre como as doutrinas entendem a ideia de Deus, questionando o papel que as divindades desempenham na vida de nós, humanos. Embora seja difícil definir e também provar sua existência, a imagem de um criador todo poderoso povoa a grande maioria das religiões.

Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Tecnologia do Blogger.