Header Ads

Especial do Discovery conta a história do tucano que virou símbolo contra os maus-tratos


Discovery apresenta o especial "Vítima do Homem: O tucano Sem Bico". (Imagem/Divulgação)
“O amor por todas as criaturas vivas é o mais nobre dos atributos humanos”. Charles Darwin inicia, com esta reflexão, o especial inédito VÍTIMA DO HOMEM: O TUCANO SEM BICO (Toucan Nation), dirigido pela vencedora do Emmy, Paula Heredia  (“In Memorian: New York City: 9/11/01”)

Com estreia neste domingo, 26 de março, às 23h10, na faixa de programação “Discovery Documenta”, o filme de uma hora de duração conta a história de Grecia, um tucano vítima de maus-tratos que se transformou em símbolo internacional na luta pela preservação e contra os maus-tratos a animais.

A história de Grecia veio a público em 2015, quando a ave foi levada ao ZOOAVE, um centro de resgate e reabilitação animal costa-riquenho e maior santuário de espécies selvagens de toda a América Latina. O tucano chegou ao local depois de perder quase toda a parte superior de seu bico como resultado de um ataque perpetrado por um grupo de adolescentes na pequena cidade de Cataluña.

VÍTIMA DO HOMEM: O TUCANO SEM BICO acompanha a complexa recuperação de Grecia, que teve de aprender a comer novamente, e revela como a tecnologia de impressão 3D foi capaz de, junto ao conhecimento de designers, dentistas e especialistas em nanotecnologia, devolver a função do bico de Grecia com uma prótese desenhada e produzida especialmente para a ave.

Grecia vivia entre as árvores de Cataluña  por cerca de três anos quando a violência ocorreu. Logo o tucano ganharia a atenção da imprensa, das redes sociais, e comoveria o mundo todo. Vítima de atitude atroz, a ave uniu a população a associações de protetores de animais em uma mobilização popular massiva por mudanças na legislação e maior rigorosidade na punição a pessoas que maltratam animais.

As câmeras ouvem alguns dos agentes que trabalham para que o movimento iniciado com Grecia prossiga: são ativistas, veterinários e membros de organizações que se debruçam sobre a questão da proteção animal em busca de soluções jurídicas que ultrapassem as fronteiras da Costa Rica. Entre as  fontes ouvidas pelo documentário estão a ornitóloga Ghisselle Alvarado, além de membros das equipes de cuidadores da ZOOAVE que receberam Grecia e ajudaram em sua recuperação.

O ZOOAVE recebe mais de 2.500 pássaros, mamíferos e repteis a cada ano. Lá, são acolhidos animais feridos, filhotes órfãos e vítimas de maus-tratos. A Costa Rica, por sua vez, é conhecida por sua imensa biodiversidade, em paisagens variadas que vão do litoral a selvas. O país tem papel fundamental nos esforços internacionais para a Declaração Universal de Bem-estar Animal. Motivamos por Grecia, os costa-riquenhos se unem para reivindicar uma lei que também discipline questões relacionadas a maus-tratos e crueldade contra animais em geral, tanto domésticos, quanto selvagens.

VÍTIMA DO HOMEM: O TUCANO SEM BICO mostra como as atividades de educação ambiental para crianças das escolas rurais da Costa Rica chegaram até o presidente Luis Guillermo Solís: alunos lhe entregaram um abaixo-assinado que resultou das mobilizações inspiradas por Grecia.  Assim, o especial mostra que estar em sintonia com o meio ambiente é questão de sobrevivência, também para os humanos.

Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.