Especial do Discovery conta a história do tucano que virou símbolo contra os maus-tratos

Discovery apresenta o especial "Vítima do Homem: O tucano Sem Bico". (Imagem/Divulgação)
“O amor por todas as criaturas vivas é o mais nobre dos atributos humanos”. Charles Darwin inicia, com esta reflexão, o especial inédito VÍTIMA DO HOMEM: O TUCANO SEM BICO (Toucan Nation), dirigido pela vencedora do Emmy, Paula Heredia  (“In Memorian: New York City: 9/11/01”)

Com estreia neste domingo, 26 de março, às 23h10, na faixa de programação “Discovery Documenta”, o filme de uma hora de duração conta a história de Grecia, um tucano vítima de maus-tratos que se transformou em símbolo internacional na luta pela preservação e contra os maus-tratos a animais.

A história de Grecia veio a público em 2015, quando a ave foi levada ao ZOOAVE, um centro de resgate e reabilitação animal costa-riquenho e maior santuário de espécies selvagens de toda a América Latina. O tucano chegou ao local depois de perder quase toda a parte superior de seu bico como resultado de um ataque perpetrado por um grupo de adolescentes na pequena cidade de Cataluña.

VÍTIMA DO HOMEM: O TUCANO SEM BICO acompanha a complexa recuperação de Grecia, que teve de aprender a comer novamente, e revela como a tecnologia de impressão 3D foi capaz de, junto ao conhecimento de designers, dentistas e especialistas em nanotecnologia, devolver a função do bico de Grecia com uma prótese desenhada e produzida especialmente para a ave.

Grecia vivia entre as árvores de Cataluña  por cerca de três anos quando a violência ocorreu. Logo o tucano ganharia a atenção da imprensa, das redes sociais, e comoveria o mundo todo. Vítima de atitude atroz, a ave uniu a população a associações de protetores de animais em uma mobilização popular massiva por mudanças na legislação e maior rigorosidade na punição a pessoas que maltratam animais.

As câmeras ouvem alguns dos agentes que trabalham para que o movimento iniciado com Grecia prossiga: são ativistas, veterinários e membros de organizações que se debruçam sobre a questão da proteção animal em busca de soluções jurídicas que ultrapassem as fronteiras da Costa Rica. Entre as  fontes ouvidas pelo documentário estão a ornitóloga Ghisselle Alvarado, além de membros das equipes de cuidadores da ZOOAVE que receberam Grecia e ajudaram em sua recuperação.

O ZOOAVE recebe mais de 2.500 pássaros, mamíferos e repteis a cada ano. Lá, são acolhidos animais feridos, filhotes órfãos e vítimas de maus-tratos. A Costa Rica, por sua vez, é conhecida por sua imensa biodiversidade, em paisagens variadas que vão do litoral a selvas. O país tem papel fundamental nos esforços internacionais para a Declaração Universal de Bem-estar Animal. Motivamos por Grecia, os costa-riquenhos se unem para reivindicar uma lei que também discipline questões relacionadas a maus-tratos e crueldade contra animais em geral, tanto domésticos, quanto selvagens.

VÍTIMA DO HOMEM: O TUCANO SEM BICO mostra como as atividades de educação ambiental para crianças das escolas rurais da Costa Rica chegaram até o presidente Luis Guillermo Solís: alunos lhe entregaram um abaixo-assinado que resultou das mobilizações inspiradas por Grecia.  Assim, o especial mostra que estar em sintonia com o meio ambiente é questão de sobrevivência, também para os humanos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato