Canal Curta! estreia a segunda temporada de 'Incertezas Críticas'

Nova temporada de 'Incertezas Críticas'. (Imagem/Divulgação)
Nesta quinta-feira, 27 de abril, às 23h30, estreia no Canal Curta! a segunda temporada inédita de Incertezas Críticas. A série é uma produção da GRIFA FILMES, com direção, roteiro, entrevistas e montagem do cineasta Daniel Augusto, direção de fotografia de Rodrigo Menck, produção executiva de Fernando Dias e Maurício Dias e produção de Kênya Zanatta. No ar semanalmente, em 13 programas, Incertezas Críticas tem o objetivo de apresentar questões contemporâneas relevantes sobre arte, política, literatura, economia, relações internacionais, sociedade e história e permitir ao telespectador entrar em contato com o trabalho dos principais pensadores da atualidade.

Na estreia, o entrevistado é Umberto Galimberti professor universitário de filosofia em Veneza. Autor de diversos livros, ele fala neste programa de um dos temas mais importantes de sua obra, a técnica e sua relação com a democracia. Este programa tem reapresentação na sexta-feira, 28 de abril, às 17h30, e na segunda-feira, 1º de maio, às 11h30.

Os convidados das próximas semanas são: Axel Honneth- Pensador alemão; Jacques Rancière- Filósofo francês nascido na Argélia; Jean-Luc Nancy- Filósofo Francês; Georges Didi-Huberman- Historiador e filósofo francês; Elisabeth Roudinesco- Pensadora e historiadora da psicanálise francesa; Jonathan Crary- Professor norte-americano da Columbia University, em Nova York.; Luc Ferry- Filósofo francês e autor de diversos best-sellers, foi Ministro da Educação da França; Tzvetan Todorov (1939-2017)- Historiador nascido na Bulgária, que viveu radicado na França; Antoine Compagnon- Professor belga no Collège de France, em Paris, e na Columbia University, em Nova York.; Hal Foster- O crítico e historiador de arte norte-americano é professor na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos; Christian Boltanski- Francês, considerado um dos mais importantes artistas do mundo hoje e Andreas Huyssen- Professor alemão de literatura na Columbia University.

Primeiro programa- Umberto Galimberti
Quinta-feira, 27 de abril às 23h30

Reapresentações: 
Sexta-feira, 28 de abril, às 17h30
Segunda-feira, 1º de maio, às 11h30.

Além de professor universitário de filosofia em Veneza, Umberto Galimberti é autor de diversos livros, como: “Rastros do Sagrado” e “Os vícios capitais e os novos vícios”, que foram publicados no Brasil. Na entrevista gravada em sua casa em Milão, o filósofo italiano fala sobre seus temas principais, como a da interação do ser humano com a técnica. Ele examina os efeitos da técnica sobre a natureza, a moral e a democracia. Para Galimberti, a técnica é o elemento que praticamente a define a sociedade ocidental contemporânea.

Ele também enumera riscos pelo apoio excessivo da humanidade na técnica. “Fazemos organismos geneticamente modificados. Temos capacidade de prever o que acontecerá? Não”, afirma. “Hoje, nossa capacidade de execução é superior à nossa capacidade de previsão“.

O filósofo acredita que a técnica ameaça também o a democracia. “A técnica nos apresenta problemas que ultrapassam a competência média da população. Se me perguntam, num referendo, se devemos abrir ou fechar as centrais nucleares: para dar um parecer competente, eu teria que ser um físico nuclear. Se quero organismos modificados? Para decidir, eu teria que ser um geneticista ou um biólogo molecular. Como a grande massa não é uma coisa nem outra, como pode votar sim ou não?”, explica “Consequentemente, quando o discurso não é argumentativo, a democracia entra em colapso”, conclui.

Umberto Galimberti afirma que: “Democracia quer dizer criar condições para que todos possam prosperar por conta própria. É construir creches para que as mães possam trabalhar, criar aulas de integração para imigrantes, dar um mínimo de subsistência para quem não tem renda... Isso é democracia”. O pensador comenta também o humanismo, que considera fundamental para a formação das pessoas.

Episódio 2 - Axel Honneth

Axel Honneth é um dos mais importantes pensadores alemães da atualidade. Autor de diversos livros, é diretor do Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt, além de professor na Columbia University. Em seu apartamento de Nova York, ele explica alguns de seus conceitos fundamentais para compreender o mundo contemporâneo. 

Episódio 3 - Jacques Rancière

Jacques Rancière é um dos filósofos mais importantes do mundo atual. Nascido na Argélia, vive e trabalha em Paris, onde deu um depoimento para esta série sobre seus trabalhos mais recentes. Ele traça um breve histórico da arte desde o século XVIII e fala sobre a relação entre arte, cinema e política.

Episódio 4 - Jean-Luc Nancy

Jean-Luc Nancy é um dos principais filósofos franceses em atividade. Autor de uma bibliografia extensa, ele concedeu um depoimento em Estrasburgo para explicar como a filosofia pode nos ajudar a compreender a vida, a arte e o amor no mundo contemporâneo.

Episódio 5 - Georges Didi-Huberman

O francês Georges Didi-Huberman é historiador e filósofo. Autor de mais de 30 livros, ele é professor e um dos mais importantes pensadores sobre a arte hoje. Em sua casa em Paris, ele discorre sobre arte e psicanálise, história da arte e arte contemporânea, reflete sobre a relação entre arte e capitalismo e define o que é ser radical na arte contemporânea. 

Episódio 6 - Elisabeth Roudinesco

Elisabeth Roudinesco é uma das principais pensadoras e historiadoras da psicanálise hoje. Neste programa gravado em seu apartamento em paris, ela fala sobre sua iniciação na psicanálise e seus estudos biográficos sobre Freud e Lacan, além de comparar as trajetórias dos dois grandes nomes da psicanálise. 

Episódio 7 - Jonathan Crary

Jonathan Crary é professor da Columbia University, em Nova York. Autor de diversos estudos, ele explica neste programa como hoje a economia exige que trabalhemos 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem parar nem para dormir. Jonathan Crary discorre ainda sobre o  sonho americano, as origens históricas do poder destrutivo da economia atual e a Internet.

Episódio 8 - Luc Ferry

Luc Ferry é filósofo e autor de diversos best-sellers, como Aprender a viver e A Revolução do Amor. Entre 2002 e 2004, foi Ministro da Educação da França, e hoje se apresenta como um dos principais defensores do Humanismo Secular.  Em sua casa em Paris, ele fala sobre filosofia, tecnologia e o mundo contemporâneo, os poderes de inovação e destruição do capitalismo e o quanto a ideia de tragédia é fundamental para compreender o mundo contemporâneo.


Episódio 9 - Tzvetan Todorov (1939-2017)

O historiador das ideias Tzvetan Todorov nasceu na Bulgária, mas viveu na França mais de 50 anos até falecer no início de 2017. Autor de uma bibliografia diversificada, ele concedeu uma entrevista para este programa em seu apartamento de Paris para falar sobre sua trajetória, sobre política, literatura e arte e sobre os inimigos da liberdade e da democracia no mundo contemporâneo.

Episódio 10 - Antoine Compagnon

Antoine Compagnon é professor no Collège de France, em Paris, e na Columbia University, em Nova York. Autor de diversos livros de história e crítica literária, ele fala neste programa sobre sua paixão pela literatura, a importância da escrita e alguns autores fundamentais, como Proust e Montaigne. Além disso, ele discorre sobre as propostas da literatura no novo milênio e sobre o prazer de ensinar. 

Episódio 11 - Hal Foster

O crítico e historiador da arte Hal Foster é professor na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Autor de diversos livros, ele recebeu o programa em sua casa para falar de arte contemporânea, da relação entre arte e conhecimento e das características da arte na sociedade do espetáculo.

Episódio 12 - Christian Boltanski

O francês Christian Boltanski é um dos mais importantes artistas do mundo hoje, com obras marcantes na Documenta de Kassel, na Bienal de Veneza e no Grand Palais de Paris, entre outros. No seu ateliê em Malakoff, ele fala sobre sua trajetória, seu processo criativo, o papel da memória em suas obras e o trauma do Holocausto. Ainda neste programa, Boltanski dá sua visão sobre o que é ter uma ideia na arte, conta sobre a venda do direito de gravar 24 horas por dia seu ateliê e explica alguns dos temas principais de sua obra.

Episódio 13 - Andreas Huyssen

O alemão Andreas Huyssen é professor de literatura na Columbia University, em nova York. Neste programa, gravado em seu escritório na universidade, ele fala sobre a relação entre memória, história e trauma. Outros temas abordados são a diferença entre modernidade e modernismo e os limites da representação na arte.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato