Canal Curta! exibe o último episódio de 'As Canções da Minha Vida', com Leo Jaime

Último episódio de 'As Canções da Minha Vida'. (Imagem/Divulgação)
A série musical inédita e exclusiva do Curta! “As Canções da Minha Vida” chega ao fim na Segunda da Música, 24, às 23h30, trazendo o cantor e compositor Leo Jaime. Ele comenta a importância da música em sua vida desde a infância em Goiânia, quando ouvia Jovem Guarda e era fã da canção “Sentado à beira do caminho” do cantor e compositor Erasmo Carlos.

- Hoje eu acho que era meio esquisito um menino de nove anos cantando uma música que era meio existencialista. Mas eu cantava com muito sentimento. O problema é que quando eu puxava o violão para tocá-la, eu acabava com as reuniões de família. Nunca dava certo. Eu começava a tocar e todo mundo ia embora. E, no entanto, eu insistia naquilo. Eu tocava na escola e também não dava certo. Talvez por isso eu tenha ficado com uma questão interna de, quem sabe um dia, cantar em uma banda, de superar a minha timidez, e, quem sabe, conseguir fazer com que as pessoas não desparecessem na hora que eu começasse a cantar. E essa música marcou muito a minha infância. Eu amo essa música. E eu queria ser o Erasmo Carlos quando eu crescesse - contou o músico em declaração ao diretor de “As Canções da Minha Vida”, Bruno Levinson. 

No episódio, além da canção de Roberto e Erasmo Carlos, Leo Jaime interpreta ainda "Rock das Cachorras", de Eduardo Dusek, "Cartão Postal", composição de Rita Lee e Paulo Coelho, e "Almost Blue" de Elvis Costello. Realizado com a profissão que escolheu e com o carinho que o público lhe dedica, hoje em dia agradece quando alguém lhe pede um autógrafo. “Eu agradeço quando uma pessoa pede para tirar uma foto comigo ou então me pede para dar um autógrafo. Eu agradeço a ela por fazer isso por mim”, avalia.

Com 13 episódios, a série “As Canções da Minha Vida” traçou um panorama sobre as canções que marcaram e influenciaram o repertório de importantes nomes da música brasileira. Produzida pela Raccord Produções, com direção e roteiro de Bruno Levinson, a série é financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual.

Na Quinta do Pensamento, 27, às 22h30, estreia com exclusividade no canal Curta! a segunda temporada da série “Incertezas Críticas”. Com direção de Daniel Augusto, a produção da Grifa Filmes apresenta, a cada episódio, uma reflexão sobre questões relevantes do mundo contemporâneo na visão de alguns dos mais importantes intelectuais da atualidade. Os pensadores Jacques Rancière, Christian Boltanski, Axel Honneth, Andreas Huyssen, Antoine Compagnon, Elisabeth Roudinesco, Georges Didi-Huberman, Hal Foster, Jean-Luc Nancy, Jonathan Crary, Luc Ferry, Tzvetan Todorov e Umberto Galimberti vão refletir sobre arte, política, literatura, economia, relações internacionais, sociedade e história. No primeiro episódio, Umberto Galimberti, professor universitário de filosofia em Veneza e autor de diversos livros, fala sobre um dos temas mais importantes de sua obra: a técnica e sua relação com a democracia.

“Estados da Arte”, série exclusiva do Curta!, traz na Terça das Artes, 25, às 23h30, o feminismo na produção artística contemporânea. Para além das questões de gênero, o programa aborda o desejo de libertação e a conflituosa relação entre arte e moral. O diretor Eduardo Goldenstein apresenta o trabalho da artista Mariana Guimarães, que se utiliza da tradição do bordado para romper padrões estabelecidos, e de Carol Valansi, que faz uma releitura da pornografia. Já Fabiana Faleiros e o coletivo ‘Mulheres de Buço’ afirmam a liberdade feminina através da música e da performance. O episódio traz, ainda, as produções artísticas de Marie Carangi, que promove a “marcha das cem tetas”, e de Laura Lima, que revela a potência da arte através da ornamentação, da beleza e do corpo. Produzida pela Aion Cinematográfica, “Estados da Arte” investiga, ao longo de 12 episódios, a motivação, os pensamentos e as obras de artistas contemporâneos dos mais variados estilos. A série é financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 02/2013).

Amores urbanos é o tema da faixa “A Vida é Curta” na Quarta de Cinema, dia 26. Para começar, “3 Minutos”, da diretora Ana Luiza Azevedo, mostra as reviravoltas que a vida pode dar em pouco tempo, em apenas três minutos precisamente. Com roteiro de Jorge Furtado, o filme foi aclamado pela crítica nacional e internacional. Em seguida, é a vez de “O Táxi de Escher”, de Aleksei Abibi e Flavio Botelho. O curta mostra uma viagem de 15 minutos que começa quando Carlos pega um táxi no antigo Centro de São Paulo com destino a Buenos Aires. Ele atravessa o espaço-tempo de Escher e acaba encontrando uma cidade mais profunda dentro de si mesmo. O filme foi vencedor do “Prêmio Aquisição Canal Curta! e Porta Curtas no Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo de 2014”. Encerrando a faixa, “A Era de Ouro”, dirigido por  Leonardo Mouramateus e Miguel Antunes Ramos, discute as relações entre homens e cidades, tecnologia e identidade.

Ainda na Quarta de Cinema, a série “Luz & Sombra – Fotógrafos do Cinema Brasileiro” apresenta a trajetória do diretor de fotografia Lito Mendes. O cineasta participou de importantes produções nacionais, a exemplo de “Marvada Carne” (1985), de André Klotzel; “Cidade Oculta” (1986), de Chico Botelho; “Anjos da Noite” (1987), de Wilson de Barros; “Doida Demais” (1989), de Sérgio Rezende, e, hoje, assina a fotografia de longas como “Serra Pelada”, de Heitor Dhalia.

Na Sexta da Sociedade, 28, às 23h30, a gastronomia judaica é o tema do episódio inédito da série exclusiva do canal Curta! “Mish Mash – A Presença Judaica no Brasil”. Em cena, a culinária como elemento de preservação de tradições e integração entre os povos. No programa, o pesquisador e escritor Breno Lerner resgata a história por trás da cozinha judaica. "É muito difícil falar de culinária judaica sem história. Nenhuma cultura misturou religião e comida da forma como eles fizeram", conta. Já a cozinheira e artista plástica Sheila Mann, que nasceu no Líbano, e é judia e árabe, busca a coexistência pacífica entre esses dois povos. “Mish Mash – A presença judaica no Brasil” apresenta, a cada semana, dois personagens de origem judaica, suas histórias e contribuições profissionais para o país.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato