Em ‘As Canções da Minha Vida’, Marcelo Jeneci surpreende ao citar pagode como referência

Marcelo Jeneci mostra suas referências em 'As Canções da Minha Vida'. (Imagem/Divulgação)
Em “As Canções da Minha Vida”, na Segunda da Música, 17, às 23h30, no canal Curta!, o cantor e compositor de MPB Marcelo Jeneci surpreendeu ao mostrar a diversidade de suas referências musicais. Ele revelou como o pagode "“Recado a minha amada (Lua Vai)”, do grupo Katinguelê, marcou sua adolescência: “O pagode estava bombando nessa época. E desde então eu tenho uma enorme admiração por essa canção. Eu acho que ela foi a canção que eu mais cantarolei durante a vida. Eu acho ela maravilhosa” – conta em depoimento inédito e exclusivo para o diretor Bruno Levinson. No episódio, Jeneci interpreta sua versão de "Lua Vai" e de outros sucessos de diferentes gêneros da música nacional, como "Não tenho Medo da Morte", de Gilberto Gil, e "Feito Para Acabar", de sua autoria. O músico ainda conta fatos curiosos sobre sua trajetória e referências musicais.

Com 13 episódios, a série “As Canções da Minha Vida” traça um panorama sobre as canções que marcaram e influenciaram o repertório de importantes nomes da música brasileira. Produzida pela Raccord Produções, com direção e roteiro de Bruno Levinson, o programa é financiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual.

A trajetória plural do ator e diretor Sérgio Britto, um dos principais nomes do teatro e das artes no Brasil, é destaque na Terça das Artes, às 21h30. O Curta! apresenta “Sérgio Britto – Mestre dos Palcos”. Dirigido por Vicente Tigre, o documentário revela o artista, desde os bastidores das companhias de teatro até suas experiências na literatura e na ópera. Dentre tantos trabalhos, em uma vida dedicada às artes, destaca-se o "Grande Teatro Tupi", programa que idealizou e para o qual fez mais de 450 adaptações de peças teatrais. A produção trazia no elenco atores que se tornaram referência em artes no país, como Fernanda Montenegro e Ítalo Rossi. Sérgio Brito faleceu em 2011, deixando um grande legado para a arte nacional.

Ainda na Terça das Artes, às 23h30, o episódio inédito de “Estados da Arte” discute o papel da memória na formação da subjetividade e o mergulho no inconsciente. O diretor Eduardo Goldenstein apresenta a obra da artista Ana Miguel, que aborda a infância e a lembrança. No mesmo capítulo, a artista Rosângela Rennó mostra suas coleções de arquivos. Já o artista Jonathas de Andrade explora a memória etnográfica. A série sobre arte contemporânea traz também a discussão proposta por Marilá Dardot sobre a linha tênue da memória que se apaga e se constrói a partir do universo literário. Produzida pela Aion Cinematográfica, “Estados da Arte” investiga, ao longo de 12 episódios, a motivação, os pensamentos e as obras de artistas contemporâneos dos mais variados estilos. A série é financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 02/2013).

A faixa “A Vida é Curta”, da Quarta de Cinema, dia 19, traz um clima de suspense. O primeiro filme, “O Hóspede”, dirigido por Anacã Agra e Ramon Porto Mota, mostra um incidente misterioso em uma pousada no interior da Paraíba envolvendo um estranho hóspede. O fato deixa o proprietário inquieto e obcecado em descobrir quem é aquele homem e o que ele está fazendo ali. Na sequência, “Cova Aberta”, curta de Ian Abé. Na história, Roberta viaja pela BR230 até encontrar uma criatura mais atormentada que ela. A fim de enganar a própria dor, Roberta oferece socorro para a garota. Isso fará com que experimente um sentimento diferente: o medo da morte. Encerrando a faixa “Lojas de Répteis”, produção com os personagens Aluísio, que ama a loja e seus animais, e Cristina, que não vê a hora de vender o lugar. A direção é do cineasta pernambucano Pedro Severien.

Ainda na Quarta de Cinema, às 23h30, a série “Luz & Sombra – Fotógrafos do Cinema Brasileiro” apresenta o depoimento do diretor Lula Carvalho. Filho de Walter Carvalho e sobrinho de Vladimir Carvalho, Lula começou a carreira na retomada do cinema brasileiro e se destacou como diretor de fotografia de filmes nacionais premiados em festivais, como “Tropa de Elite” 1 e 2, e também internacionais, como “Robocop” (2014) e “Tartarugas Ninja” (2014). O cineasta ganhou o Kikito de ouro por melhor fotografia no Festival de Gramado 2008, com o filme A Festa da Menina Morta, dirigido por Matheus Nachtergaele. 

O terceiro episódio da série documental “Mark Twain” será exibido na Quinta do Pensamento, às 22h30. O documentário é produzido e dirigido por Ken Burns e conta a vida pública e privada do autor Samuel Langhome Clemens, conhecido internacionalmente pelo pseudônimo Mark Twain, um dos escritores mais célebres dos Estados Unidos.

No episódio inédito da série exclusiva do Curta!, “Mish Mash – A presença judaica no Brasil”, na Sexta da Sociedade, 21, às 23h30, estão dois arquitetos de origem judaica que ajudam a transformar cidades brasileiras. Ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner é referência mundial em planejamento urbano. Pioneira na arquitetura da paisagem no Brasil, Rosa Kliass assina projetos de diversos cartões postais do país, como a reforma do Vale do Anhangabaú e o Parque da Juventude, em São Paulo, e o Mangal das Garças, em Belém. Produzida pela Pacto Audiovisual, com direção de Tatiana Toffoli, Liana Schnaider e Pedro Gorski, “Mish Mash – A presença judaica no Brasil” é financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato