Na Semana Santa, o HISTORY exibe programação o especial inédito sobre religiões

Semana especial "Semana Santa" no History. (Imagem/Divulgação)
Duas produções inéditas chegam à tela do HISTORY na Semana Santa: Raízes da Fé (Roots of Faith) e A Igreja Oculta (La Iglesia Oculta). Exibida nos dias 10 e 11/4, às 21h, Raízes da Fé faz uma viagem pelas origens e crenças de oito importantes religiões. Em oito episódios, de segunda a quinta (13), às 22h40, A Igreja Oculta desvenda segredos, práticas e os recentes escândalos da Igreja Católica Apostólica Romana.

Raízes da Fé promove uma viagem ao coração de oito religiões e crenças antigas que iluminaram o mundo ao longo da história, lugares de culto, rituais, valores e símbolos antigos e modernos. O objetivo é descobrir o que une os homens mais do que qualquer outra coisa, o que é essa fé ou esperança que leva a Deus e ao próximo, ao mesmo tempo. Os protagonistas são todos os fiéis, homens e mulheres, bem como pastores, monges e guias espirituais em geral, que por meio dos seus testemunhos levam à descoberta das verdadeiras raízes da fé.

Segunda-feira, 10/4, 21h

Ep. 1 – MORMONISMO - Na metade do Século XIX, nascia nos Estados Unidos a Igreja de Jesus Cristo Santo dos Últimos Dias. Depois de dois séculos, hoje ela conta com milhões de fiéis e centenas de missões espalhadas por todo o mundo. Mas quem foi seu fundador? Em que se baseia seu culto? Por que seus seguidores são chamados mórmons? A série faz uma viagem de Palmyra até à próspera Salt Lake City, no estado de Utah, nos Estados Unidos, para conhecer uma das religiões que tem crescido muito, tanto no continente americano quanto no resto do mundo, baseada nas revelações feitas a um jovem de 15 anos, vindas do céu. A produção mostrará como uma pequena comunidade se transformou em uma organização mundial, que trabalha diariamente para o bem comum, e como o valor da fé se manifesta em família. A atividade missionária e a caridade como base de cada relação humana; o canto e a música como expressões sublimes do amor pela criação. Uma grande missão nascida da fé e da coragem de um humilde profeta de Deus... Joseph Smith.

Ep. 2 – PROTESTANTISMO -  Quando as 95 teses foram expostas em 1517, teve início um racha dentro do Cristianismo, que deu origem à Reforma Protestante. Desde o princípio da Reforma até hoje, existem aproximadamente 850 milhões de fiéis que aderiram a alguma das inúmeras Igrejas Reformadas. Mas quem foi o promotor da Reforma? Em que se baseia a teologia Protestante? De que maneira o culto cristão foi modificado? Essa interessante viagem começa na cidade de Wittenberg, para conhecer as raízes de um dos aspectos do Cristianismo gerado a partir das ideias revolucionárias de um homem, e que hoje se refletem na simplicidade da vida da congregação protestante e em cada uma de suas ações cotidianas. A série mostrará como se manifesta a busca pela liberdade, como fruto do Amor incondicional de Deus; a música, uma forma elevada de louvor ao Pai; o Batismo e a Eucaristia, os únicos Sacramentos instituídos diretamente por Jesus. A Reforma Protestante, nascida da coragem de um monge agostiniano, Martinho Lutero, que abalou as bases do Cristianismo. 

EP. 3 – TAOÍSMO - Por volta do século VI A.C., Lao-Tse, um velho arquivista da corte, cansado da corrupção e da decadência que o rodeava, em um momento de sua vida decidiu abandonar o reino. Mas antes de desaparecer para sempre de sua China natal, escreveu a obra “Tao Te Ching”. Aquele foi o começo da Religião Taoísta, que atualmente tem próximo de 400 milhões de seguidores. Mas o que é o Tao? Por que é tão importante a espontaneidade e o não atuar? Quem são os seres imortais? Por meio de uma longa viagem até o coração cultural e social da China, Pequim, a produção mostrará as raízes do Taoísmo, visitará o local onde estão o Qufu e o Templo de Dai, os maiores complexos arquitetônicos de toda a China antiga. Também entrará na vida dos Mosteiros, para ver de perto como os ensinamentos de Lao-Tse ainda estão presentes no  cotidiano dos monges. Também descobrirá a Meditação, como método para reequilibrar a energia interior; a Arte, como reprodução da espontaneidade, da criação; a queima de incenso e a prostração, como os rituais principais; as montanhas, como santuários naturais habitados por seres imortais; El Qi, como a energia ancestral  presente em cada homem.

EP. 4 – CATOLICISMO - O martírio e o testemunho de Pedro foram o ponto de partida da Igreja Católica, ramo principal do Cristianismo. Hoje, esta comunidade guiada pelo Santo Papa é composta por cerca de 1.250 milhões de fiéis espalhados por todo o mundo. Mas quem era Jesus? Que efeito o seu amor produz nos homens? Como a Igreja está organizada? De Jerusalém a Roma, mostrará as raízes de uma das maiores religiões do mundo. Da manifestação de Jesus Cristo à humanidade e aos seus Apóstolos, até a forma como eles criaram as primeiras comunidades cristãs, cuja herança se reflete em nossos dias, em cada momento da vida, tanto de fiéis como de sacerdotes. A série revelará como as missões ao redor do mundo se manifestam em relação ao anúncio da Palavra e da ajuda os pobres. A Arte, como o meio para expressar a Beleza da Criação; os Sacramentos, como sinais pelos quais se manifesta a graça de Deus; Roma, como centro espiritual e organizacional da Igreja; a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, como a verdade fundamental da fé cristã; o amor de Pedro, humilde servo de Deus, que aponta o caminho para o nascimento da Igreja Católica.

Terça-feira, 11/4, 21h

EP. 5 - IGREJA ORTODOXA - O Grande Cisma de 1054, resultado de um longo processo  de divergências teológicas e políticas, marcou o nascimento da Igreja Ortodoxa. No mundo todo, há cerca de 240 milhões de fiéis, que sentem essa versão do cristianismo como única. Quão importante é para eles a figura de São Paulo? Quem são as igrejas nacionais autocéfalas? Que importância têm os ícones sagrados? Essa viagem irá desde a Terra Santa até a Grécia, para conhecer as raízes de uma das religiões mais tradicionais do mundo. A partir da manifestação de Jesus Cristo há 2.000 anos, sua palavra foi transmitida para o resto do mundo pelos seus apóstolos, como fez Paulo, cuja postura no início era totalmente contrária ao Cristianismo, e que, após ter se convertido, levou sua crença para a Ásia menor, Macedônia e Grécia, tornando-se de fato o criador de uma das primeiras comunidades cristãs. Por meio da história da conversão de Paulo, o corajoso missionário da Palavra de Cristo, que inspirou o nascimento da Igreja Ortodoxa, o episódio mostrará suas características fundamentais, como a importância dos ícones e da Eucaristia.

EP. 6 – HINDUÍSMO - Há cerca de 5.000 anos e onde hoje é a Índia, nasceu uma série de correntes, tanto de pensamentos como devocionais, que formaram a religião conhecida como "Hinduísmo". Atualmente, existem cerca de um bilhão de hindus. Mas quais são as principais divindades que eles adoram? Em que princípios se baseia o Hinduísmo? O que é a reencarnação? Por meio de uma viagem profunda pela península indiana, a série vai penetrar no fascinante e complexo universo Hindu, no qual Brahma, Vishnu e Shiva governam o panteão das inúmeras divindades veneradas. Irá até a cidade de Benares, cujas margens são banhadas pelo sagrado rio Ganges, onde  milhares de fiéis realizam rituais ancestrais, entre os quais se destacam a incineração de parentes mortos em enormes fogueiras e a subsequente propagação de suas cinzas nas águas. Para o Hinduísmo, a alma tanto de homens quanto de animais reencarna várias vezes e em diferentes formas, para atingir a perfeição. Desta maneira, a vida de cada indivíduo é o resultado das experiências acumuladas ao longo de suas vidas passadas, sob a lei do Karma, que domina toda a criação. Na cidade de Tiruvannamalai, a produção visita o sugestivo Ashram de Sri Ramanaya, um guru que leva ao coração a mensagem do Hinduísmo, a religião mais antiga do mundo.

EP. 7 – JUDAÍSMO - Abraão escutou a voz de Deus e, partindo de Ur, atual Iraque, guiou seu povo até a Palestina. Os hebreus aceitaram a eterna Aliança, tornando-se o povo escolhido por Deus. Esse foi o nascimento da primeira religião monoteísta da história e que hoje tem cerca de 14 milhões de fiéis em todo o mundo. Mas quem foram os seus Patriarcas? O que a Bíblia representa para eles? A que se refere a expressão “povo de Israel”? Durante essa viagem intensa, a produção visita alguns dos lugares mais sagrados na história da Humanidade: a Terra Santa. Da Palestina, onde Abraão selou a aliança com o Senhor e onde os judeus se tornariam o povo escolhido por Deus, até Jerusalém, onde foi erguido o templo sagrado, saberemos como é duro o processo de aprendizado dos códigos da lei judaica, o "Halachá", e como esses preceitos se refletem até hoje em toda a vida dos fiéis. O episódio mostrará como se manifesta o desejo de amor e justiça, estreitamente entrelaçados. O Rabino como um guia, a serviço da comunidade que se reúne na sinagoga. O Bar Mitzvah, como um ponto de inflexão na vida diante da idade adulta. O ano litúrgico, determinado pelo sábado como o dia do Senhor. Jerusalém, o lugar sagrado do Templo. O povo de Israel, escolhido por Deus para a eterna Aliança selada por Abraão, o primeiro patriarca do judaísmo.

EP. 8 – BUDISMO - Há 2600 anos, na Índia, um jovem príncipe deixou a vida a que foi predestinado e deu início a uma meditação profunda que o levou à iluminação. Daquela época até hoje, em todo o mundo, já são 550 milhões de pessoas que professam a fé budista. Mas quem era Buda? Quais são as Verdades que ele descobriu? Em que esse culto se baseia? Por meio de uma longa viagem, que ligará a Índia a Taiwan e o passado ao presente, o episódio mostrará alguns dos lugares mais emblemáticos da história de Buda, um personagem transcendental para a espiritualidade. A produção mostrará também a cidade de Bodhgaya, onde o príncipe Sidarta atingiu a iluminação. Em seguida, irá a Taiwan, onde se encontra o maior monastério budista do mundo: Fo Guang Shan. Ali revelará como os ensinamentos de Buda se refletem até hoje na vida dos monges. A série destacará a Compaixão, como a verdadeira Sabedoria da existência; a Meditação, como um método para obter a autoconsciência; os Monges, como os guardiões mais idôneos desse culto antigo; as Quatro Nobres Verdades, como origem e fundamento do Budismo, uma religião nascida do profundo caminho até a iluminação, percorrido por Sidarta Gautama, mais conhecido como "Buda".

Segredos da Igreja Católica

Já em A Igreja Oculta, produção original que também estreia no dia 10 de abril (22h40), o foco é a Igreja Apostólica Romana. Em oito episódios, a série investiga os casos de corrupção, ambição e disputa de poder dentro da Igreja Católica. A Igreja Oculta mostra como muitas das mensagens de Jesus têm sido mal interpretadas ao longo dos séculos, ao mesmo tempo em que investiga os interesses ocultos por trás dessas mudanças.

A série vai analisar ainda o papel de Maria, Jesus, os apóstolos e os vários papas ao longo da história, assim como os mais recentes escândalos: casos de amor, pedofilia, discriminação, abusos, renúncias e publicações de documentos secretos do Vaticano, entre outros. Serão também reveladas as mentiras, regras e proibições utilizadas para criar e manter o poder, além dos interesses econômicos de uma das maiores empresas do mundo, além dos milionários negócios do Banco do Vaticano.

A produção traz entrevistas e pesquisas realizadas junto a especialistas e jornalistas de diversas partes do mundo, de Jerusalém até a Itália, México e Colômbia.

Segunda-feira, 10/4, 22h40

EP. 1 - NEGÓCIOS PROFANOS - Ao longo dos séculos, a Igreja foi se adaptando para criar e manter o poder, algumas vezes, no passado, deixando correr sangue para expandir sua influência e hoje usando todos os tipos de ferramentas, inclusive grandes negócios, como as denúncias Vatiliks 1 e 2, que expõem a incrível fortuna do banco do Vaticano, através de empresas milionárias que pertenceriam à Igreja Católica. O que faz a Igreja para conquistar mais seguidores e manter os de sempre? As mensagens do Papa seriam uma estratégia de marketing para não perder seus fiéis? A corrupção, o Twitter, o Banco do Vaticano, merchandising e milhões de seguidores fervorosos por todo o mundo... Seria a Igreja, a maior empresa do mundo?

EP. 2 - A VERDADE OCULTA DOS PAPAS - Este episódio vai acompanhar uma exaustiva investigação sobre as origens e a história da Igreja. Como surgiu a figura do Papa como potência máxima que representa a palavra de Deus na terra? Como Roma passou de inimiga número um a centro e sede do Cristianismo? Apresentará o perfil da Igreja por meio dos Papas. Eles se tornaram os homens mais poderosos da história, superando reis e realizando conquistas. Mostrará ainda assassinatos, amor e sacrifício, histórias jamais contadas, escondidas atrás dos muros do Vaticano.

Terça-feira, 11/4, 22h40

EP. 3 - MULHERES EM SEGUNDO PLANO - A verdade por trás da Mãe de Jesus. Sua virgindade questionada, sua aparência física revelada. Seria a virgindade usada como controle? A figura do feminino teria sido manipulada? Que papel tem sido relegado às mulheres dentro da Igreja? Isso pode estar prestes a mudar? Maria Madalena pode ter sido não só a esposa, mas também a mecenas de Jesus?

EP. 4 - OS VERDADEIROS APÓSTOLOS - Os Apóstolos são vistos como guias e fundadores da Igreja. O episódio vai investigar sua história, sua relação com Jesus, seus temores e seu caminho após a morte de seu guia. Foram homens comuns que seguiram a Deus e morreram tragicamente. Muitas vezes foram seres incompreendidos que viajaram o mundo para deixar uma mensagem. Por que a Igreja decidiu apagar muitos deles do mapa? O episódio mostrará a história do 13º Apóstolo, que agora vem à tona, e a história dos 12 homens e uma mulher, Maria Madalena, que fundaram a Igreja.

Quarta-feira, 12/4, 22h40

EP. 5 - ABUSO E DISCRIMINAÇÃO - Jesus se misturou entre os homens para passar uma mensagem. Cada ato seu, desde a sua concepção até o dia de sua crucificação, teve um significado, e ao longo dos séculos a Igreja tem sido o centro de uma luta para ser a portadora e única intérprete de suas palavras. Mas que objetivos se escondem por trás disso? Celibato, monogamia, pecado, sacrifício, heterossexualidade; as Cruzadas, a Inquisição... Seria isso o que Jesus pediu? Por que Deus escolheu homens como intermediários? Vamos conhecer um Jesus benevolente e misericordioso contra uma Igreja rigorosa e severa. Um Jesus humilde e honrado contra uma Igreja rica e corrupta.

EP. 6 - RITOS QUE DOMINAM – O episódio analisa a verdade sobre os símbolos da Igreja; a missa dominical, o pecado, a confissão, as orações, um edifício como lugar de encontro com Deus. O Batismo, o que significa? As imagens veneradas representam a realidade? Por que foram alteradas? A série fará também uma análise sobre a psique do crente. Por que os fiéis sentem que se unem a Deus quando recebem a comunhão? O que a Igreja fez para modificar esses sinais e o que fez a história? Teria a Igreja monopolizado o diálogo com Deus e tomado para si o poder de tradução de uma conversa?

Quinta-feira, 13/4, 22h40

EP. 7 - RELAÇÕES PERIGOSAS – Este episódio revelará que o Dinheiro e o Poder são como o novo Deus do mundo, corrompendo alguns dos seguidores mais fervorosos de Jesus. Associações da igreja com governos autoritários, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro. E ainda, a conquista de territórios, a rota dos ratos e o relacionamento com ditaduras. Quem maneja os cordões e por quê? Uma análise abrangente do poder da fé para manipular situações sociais, políticas e econômicas; os "sacrifícios" em nome de Deus e as ofertas milionárias com motivos ocultos. A produção mostrará toda a manipulação do dinheiro e do poder.

EP. 8 - NÃO DARÁS O EXEMPLO - Ao longo dos séculos a Igreja Católica teve de enfrentar suas próprias controvérsias e se defender de todo aquele que coloque em cheque seu poder. Este último episódio fará um resumo deste universo, que começa com a mensagem de amor, paz, humildade e igualdade, que um homem deixou, e chega a um império cercado de riqueza e corrupção.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato