Afiliadas do grupo Simba podem atrapalhar a estratégia de negociação com as operadoras de TV paga

Afiliadas podem atrapalhar o andamento das negociações. (Imagem/Divulgação)
Com a aproximação do desligamento da TV analógica em Goiânia e 28 cidades de seu entorno no próximo dia 31, uma nova variável deverá entrar na equação das negociações entre a Simba (joint venture entre SBT, Rede TV e Record) e as operadoras de TV paga para carregamento dos sinais das emissoras abertas: o peso das afiliadas locais. Até agora, nos dois desligamentos de sinais analógicos ocorridos, na região metropolitana de Brasília e São Paulo, apenas a Rede TV, na Capital Federal, operava por meio de afiliada. As demais emissoras eram próprias das três redes que compõem a Simba. Como não havia nenhuma informação sobre as consequências do corte dos sinais analógicos das emissoras, a afiliada da Rede TV em Brasília acatou a decisão de ter seu sinal tirado das operadoras.

O site telaviva apurou, contudo, que a coisa deve ser diferente em Goiânia, onde o SBT tem uma afiliada importante, a TV Serra Dourada, que atua em quase todo o estado de Goiás. As primeiras sinalizações são de que a emissora não pedirá às operadoras de TV paga para que o seu sinal seja suspenso. As notícias de queda de audiência após a suspensão dos sinais no cabo e no DTH também não ajudam a afiliada a concordar com a estratégia da Simba de suspender o sinal primeiro e negociar depois. A Lei do SeAC dá à geradora local a prerrogativa de dizer se o seu sinal pode ou não ser transmitido pelas empresas de TV paga, e por isso a palavra final é da afiliada, salvo em casos em que o contrato de afiliação prever algum outro tipo de ingerência da cabeça de rede. Mas estes contratos de afiliação normalmente são sigilosos e variam de caso a caso. No caso da TV Serra Dourada, o SBT dificilmente iria contra um pedido de seu parceiro local.

A questão das afiliadas tende a ganhar ainda mais peso quando o processo de desligamento for iniciado nas capitais do Nordeste e Sul do País, onde as emissoras da Simba não têm geradoras próprias.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato