HBO estreia o documentário original "Cuidado com o Slenderman", na próxima segunda

Documentário original 'Cuidado com o Slenderman'. (Imagem/Divulgação)
Ao retratar um crime chocante, o documentário Cuidado com o Slenderman (Beware The Slenderman) revela em uma abordagem séria como um mito urbano pode se instalar na mente de jovens impressionáveis e levá-los a praticar um ato inconcebível. A estreia será no dia 15 de maio, às 22h, no canal HBO. Após a exibição na TV, o documentário estará disponível na plataforma digital HBO GO e na HBO On Demand.

Com direção de Irene Taylor Brodsky (indicada ao Oscar® por The Final Inch, da HBO), Cuidado com o Slenderman narra o chocante caso desencadeado por uma série de produções misteriosas, jogos e vídeos caseiros disponíveis na internet em torno do monstro fictício Slenderman (homem magro, na tradução do inglês). Com acesso sem precedentes às famílias das duas meninas, o documentário traz depoimentos e filmagens dentro da sala de audiências na Justiça.

No dia 31 de maio de 2014, em Waukesha, no estado norte-americano de Wisconsin, uma garota foi encontrada esfaqueada em uma mata à beira de uma estrada. Os noticiários do país rapidamente começaram a cobrir a história: a vítima Payton (“Bella”) Leutner tinha sido brutalmente esfaqueada e abandonada para morrer. As suspeitas eram suas amigas Morgan Geyser e Anissa Weier. As três meninas tinham 12 anos. Interrogadas separadamente, Morgan e Anissa explicaram aos investigadores que tinham sido obrigadas a matar a amiga para agradar o Slenderman, um personagem fictício da internet que elas acreditavam existir de fato.

Bella sobreviveu aos ferimentos, e Morgan e Anissa foram acusadas de tentativa de assassinato em primeiro grau. Pela legislação de Wisconsin, elas tinham que ser julgadas como adultas – seus advogados apelaram, sem sucesso, para que fossem tratadas como menores. Enquanto as meninas esperavam o julgamento em uma casa de detenção juvenil, seus pais tentavam entender o que tinha acontecido.

Morgan e Anissa conheceram o personagem Slenderman na internet e passaram a acreditar que ele atacaria as suas famílias caso elas não matassem a amiga Bella para acalmá-lo. Retratado como um homem alto e magro, com um rosto branco sem traços faciais e vestido de terno preto, Slenderman surgiu na internet em 2009 em uma ação envolvendo recursos do programa Photoshop, aparecendo à espreita de crianças em duas fotos em preto e branco. Visto tanto como um ser do mal quanto como um anjo da guarda, o personagem rapidamente se espalhou por diversas plataformas online e serviu de inspiração para textos de ficção, trabalhos artísticos, jogos e vídeos no mundo inteiro.

Especialistas afirmaram que Anissa apresentava características de transtorno delirante (que torna a pessoa incapaz de distinguir a ficção da realidade) e Morgan foi diagnosticada com esquizofrenia na infância, mas, devido à premeditação do crime, o juiz decidiu que as duas deveriam ser julgadas como adultas. Essa tragédia agora também faz parte do mito do Slenderman na internet.

Incluindo entrevistas com especialistas que ajudaram a contextualizar o estado mental das meninas e o mito do Slenderman, o documentário revela como o isolamento adolescente, as doenças mentais e a realidade nebulosa da internet levaram as duas amigas a assumirem essa espantosa “missão”, com consequências para a vida toda.

Cuidado com o Slenderman é dirigido por Irene Taylor Brodsky, também produtora do filme ao lado de Sophie Harris. A direção de fotografia é de Nick Midwig, com edição de Gladys Mae Murphy e música original de Benoit Charest. Pela HBO, o documentário conta com produção executiva de Sheila Nevins e produção sênior de Sara Bernstein.

A HBO tem uma longa trajetória de produção de documentários no mundo todo, com mais de 270 títulos que já receberam mais de 200 prêmios. Entre eles se destacam: Citizenfour, The Jinx: A Vida e as Mortes de Robert Durst, O Argumento de 50 Anos e Uma Garota no Rio: O Preço do Perdão. O primeiro documentário produzido pela HBO Latin America, Antes que nos Esqueçam, foi indicado ao Emmy® Internacional em 2015.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato