SKY pode ser proibida de atuar no Brasil na TV paga por conta da fusão da AT&T e Time Warner

SKY pode ser proíba de atuar no Brasil por causa da fusão da Time Warner e AT&T. (Imagem/Divulgação)
O parece da Ancine virou pauta do telejornal da Record 'Jornal da Record' na noite de ontem dia 17, que comentou sobre o futuro da segunda maior operadora do país a SKY e de grandes canais que atuam por aqui também.

A fusão de duas grandes companhias americanas, a AT&T, dona da Sky, e a Time Warner, produtora de televisão responsável por canais como HBO e CNN, pode impedir que a Sky continue no Brasil. O parecer da Ancine, responsável pelo audiovisual brasileiro, diz que o negócio fere a legislação, prejudica o mercado e o consumidor. Já técnicos da Anatel alegam que a relação não resultaria em nenhuma preocupação de concorrência, de mercado. A última palavra ficará com o Cade, Conselho Administrativo de Defesa Econômica; o órgão será o responsável por avaliar se essa compra não afeta a concorrência entre as empresas brasileiras.

A nota técnica encaminhada pela Ancine ao Cade ainda conclui que a integração dos negócios de dois dos principais grupos do setor pode “resultar em efeitos anticompetitivos no segmento de TV por assinatura brasileiro”. Caso a contrariedade à operação chegue às últimas consequências, uma opção seria a da companhia se desfazer de canais pagos da Time Warner no Brasil – CNN, HBO e Cartoon Network estão entre eles. 

Outra opção seria a de se desfazer da operação da Sky, uma possibilidade apontada por analistas depois da compra da DirecTV pela AT&T. Tela quente A concentração de mercado da qual a Ancine se refere é consequência da dimensão de negócio conquistada pela holding AT&T depois da compra do grupo DirecTV. Trata-se de uma aquisição recente, de julho de 2015, concluída por 49 bilhões de dólares, e que atribuiu à AT&T milhares de assinantes a mais, além de um lucro bem maior – o faturamento global atingiu 146,8 bilhões de dólares em 2015. 

No Brasil, a oferta dos canais da companhia é feita pela segunda maior empresa de tevê por assinatura do país, a Sky, em número de assinantes, dona de 28,3% do mercado. Por outro lado, a Time Warner é uma empresa do grupo Time Warner, cujo faturamento bruto mundial chegou a 28,1 bilhões de dólares no último ano. É a segunda em número de assinantes no Brasil, com uma fatia de 24,4%. O conglomerado possui o maior número de canais com programação distinta, 33, sendo 23 também ofertados em versão HD, entre eles o HBO e Cartoon Network.

Clique em aqui, e leia o parece da Ancine compra a aquisição e o futuros de grandes canais da TV paga. Veja a reportagem exibida pelo canal abaixo:

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato