Acesso registrito a dados sobre fusão AT&T/Time Warner impede prognóstico

Informações sigilosas impedem um prognóstico sobre a fusão. (Imagem/Divulgação)
A futura decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre o ato de concentração entre AT&T (controladora da Sky) e Time Warner (controladora da Turner e HBO) é ainda um território que permite poucos prognósticos. Isso porque a maior parte das informações que poderiam subsidiar o órgão antitruste são sigilosas, inclusive para a própria AT&T. Apenas os técnicos da superintendência-geral têm, nesse momento, todos os dados. Várias empresas foram oficiadas pelo Cade a se manifestar sobre a fusão, trazendo informações sobre os aspectos concorrenciais. Algumas, como outras programadoras internacionais e a associação de pequenos operadores NeoTV, entraram como terceiras interessadas no processo. Mas poucas são as contribuições que podem ser acompanhadas publicamente.

Entre as empresas de telecomunicações, a única que ofereceu uma frase não sigilosa que indica a sua posição foi o grupo Claro. A controladora da Net e da Claro TV diz que "não vislumbra qualquer efeito positivo ou negativo decorrente da operação". Mas o restante de sua manifestação está sob sigilo. O mesmo vale para Telefônica e Oi, que também se manifestaram, mas sem abrir as cartas. A AT&T é concorrente destas empresas por ser controladora da Sky.

As programadoras internacionais Fox, Discovery e Disney, entre outras, também se manifestaram, mas não é possível saber pelos documentos entregues qual a posição, porque as versões públicas trazem como sigilosas as respostas mais relevantes à provocação do Cade. A Globosat, que tem o grupo Globo como acionista, também manteve sigilo sobre a parte do documento em que opina sobre questões concorrenciais. As programadoras concorrem diretamente com a Turner e HBO, que são controladas pela Time Warner.

A própria AT&T pede, em ofício ao Cade, que esse sigilo seja retirado, ma ainda não houve resposta do tribunal. A AT&T também não tem acesso a essas manifestações.

Entre as manifestações que são claramente contrárias à operação, mas não com um argumento exclusivamente concorrencial, estão das associações Abratel (que representa entre outros grupos, a Record) e a Abert. Ambas, contudo, ressaltam os riscos de infração à Lei do SeAC (Lei12.485/2011). Alegam que a lei pretendia preservar a competição ao impor os limites de propriedade cruzada, mas não se aprofundam nos aspectos concorrenciais da operação pretendida de fusão entre AT&T e Time Warner.

Apenas duas manifestações trazem uma análise mais detalhada da questão sob a ótica concorrencial: a da Ancine e da NeoTV.

A Ancine, como já apontado por este noticiário, é contra a aprovação da operação pelo Cade, alegando que existem riscos concorrenciais ao mercado (além de possível infração à Lei do SeAC). A base da argumentação da Ancine é o fato de que a Time Warner é uma das principais programadoras em marketshare e numero de canais além de ser líder de audiência em diferentes segmentos de programação. Combinando esse poder de mercado com os cerca de 29% de marketshare da Sky, a Ancine vê riscos reais de fechamento de mercado a outros concorrentes e oferta de condições não-isonômicas de venda de conteúdo para a Sky. A Ancine, contudo, fundamenta parte de sua análise numa nota técnica elaborada em conjunto com a Anatel em 2016, em que as agências apontam problemas de concentração no mercado de TV paga. A nota técnica conjunta, que vem sendo tratada sob sigilo, é essencialmente um documento que aponta a concentração do mercado de distribuição (pelo grupo Claro) e programação nacional (pela Globosat). Ainda assim, a Ancine vê riscos em uma concentração entre Sky e Time Warner por conta da participação da Sky e da importância dos canais da Turner e HBO, indicando um risco de oligopolização do mercado.

A NeoTV complementou a sua análise ao Cade trazendo uma linha nova de argumentação. Segundo a empresa, o poder de mercado  da Sky não pode ser olhado apenas em nível nacional, mas sobretudo em nível local. Para a NeoTV, das cerca de 3 mil cidades em que existem pequenos operadores de telecomunicações (ISPs ou pequenos provedores de acesso, ou ambos), a Sky é líder de mercado na distribuição de TV paga em 1,7 mil deles, com mais de 50% de mercado em quase 1,2 mil deles.

A argumentação da AT&T, obviamente, é de que o mercado de TV paga é competitivo o suficientemente tanto no segmento de programação, onde Turner e HBO têm diversos concorrentes, quanto em distribuição, onde a Sky é um de vários competidores. A empresa diz que é improvável que a fusão leve a condições concorrenciais não-isonômicas. A seu favor, a empresa tem o precedente da fusão realizada em 2005 entre Sky e DirecTV, quando as duas concorrentes do mesmo segmento de mercado (DTH) se uniram  e uma delas (a Sky) tinha como controladora a News Corp, controladora da programadora Fox. Na ocasião, o Cade impôs como condicionantes que a Fox não praticasse condições não-isonômicas de programação.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato