Maria Adelaide Amaral é a convidada do próximo 'Donos da História' no Canal Viva

Maria Adelaide Amaral é a convidada da semana. (Imagem/Divulgação)
Maria Adelaide Amaral é apaixonada pelo que faz e não abre mão do trabalho como autora, mas admite ao programa "Donos da História" deste domingo, dia 11 de junho, às 18h30: "O autor de telenovela não tem um segundo de descanso. Não sei o que é isso tem muito tempo". Homenageada da vez na tela do VIVA, a convidada é surpreendida pelos depoimentos de Gloria Pires e Sophie Charlotte, e ressalta: "É bom demais poder revelar um ator. É uma sensação maravilhosa. Isso é uma das coisas que realmente dão mais alegria nesse trabalho.". Walther Negrão também registra sua admiração pela parceira de profissão: "A autora pronta que veio por último foi a Maria Adelaide Amaral".

Durante a entrevista, a convidada destaca a importância da teledramaturgia brasileira e de precursoras como Ivani Ribeiro e Janete Clair. "A telenovela do Brasil tem uma qualidade extraordinária. Tenho um respeito profundo por Ivani e Janete. Acho as duas extraordinárias autoras. Sinto inveja delas, porque queria, até quando escrevo novelas, ser como elas. Você tem que tirar o chapéu", comenta Maria Adelaide Amaral. Ao falar sobre Silvio de Abreu, é categórica: "Aprendi muito com ele. Foi meu mentor, a pessoa que disse 'agora você vai escrever uma novela sua'. Ele foi e continua sendo uma pessoa fundamental na minha vida, na minha formação na televisão. Devo muita coisa a muita gente, mas, a ele, mais do que a todo mundo".

Nascida em Portugal, Maria Adelaide Amaral veio para o Brasil com 12 anos, morar com a família em São Paulo, e nem imaginava que o destino lhe reservava uma carreira como renomada escritora. Jornalista por formação, ela trabalhou na Editora Abril durante 16 anos. Em 1974, estreou como autora de teatro com a peça "Resistência", e dois anos depois, ganhou reconhecimento nacional com a premiada "Bodas de Papel". Ao todo, reúne mais de 14 obras para o teatro.

A trajetória na televisão teve início em 1990, quando Maria Adelaide contribuiu com Cassiano Gabus Mendes na novela "Meu Bem, Meu Mal". Fez dobradinha com o autor em 1993, com "O Mapa da Mina", última novela dele. Ainda como colaboradora, se uniu a Silvio de Abreu e Alcides Nogueira em "Deus nos Acuda" (1992), a Silvio em "A Próxima Vítima" (1995) e a Marcílio Moraes em "Sonho Meu" (1993). Em 1997, assinou sua primeira trama como autora principal: o remake de "Anjo Mau", obra de Cassiano. Outros folhetins da escritora: "Ti-Ti-Ti – 2ª Versão" (2010), "Sangue Bom" (2013) e a recente "A Lei do Amor" (2016).

Famosa pela autoria ou coautoria de minisséries de sucesso, carrega no currículo: "A Muralha" (2000), "Os Maias" (2001), "A Casa das Sete Mulheres" (2003), "Um Só Coração" (2004), "JK" (2006), "Dalva e Herivelto, uma Canção de Amor" (2010) e "Dercy de Verdade" (2012). Em 2014, supervisionou os textos de "Amores Roubados", série com direção-geral de José Luiz Villamarim. "Acho que tive bastante sorte na minha vida porque sempre topei com parceiros de excelência. E quando falamos parceiros não é só na escrita. É muito importante você trabalhar com gente talentosa, mas é muito importante você trabalhar com gente de bom caráter. Gente que feche com você", explica.

A vida pessoal da autora também é assunto do programa e ela revela: "Não sei nem se nasci para o casamento. Passei minha adolescência inteira dizendo que não ia casar, mas acabei casando. Tive filhos e procurei ser a melhor mãe que pude ser. Procurei ser a melhor esposa que consegui ser. Mas a minha vocação estava em outro lugar, sempre soube disso. Sobretudo a partir do momento que ficou muito claro que eu ia ser escritora, eu queria ser".

De acordo com Maria Adelaide Amaral, "a irreverência faz parte de sua essência", e completa: "Até que ando bem comportada, digamos assim. Já fui bem mais irreverente. Mas nunca vou deixar de ser inadequada, digamos assim. Deixar de ser transgressora, jamais".   

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato