O olhar de Maria Ribeiro sobre o diretor Domingos de Oliveira chega à tela do Curta!

Destaques da programação Canal Curta!. (Imagem/Divulgação)
Um dos mais importantes diretores de cinema e de teatro do país, Domingos de Oliveira é investigado pelo olhar da atriz, diretora e amiga do artista, Maria Ribeiro no documentário “Domingos”, destaque da Terça das Artes, 4, às 22h. No longa-metragem, o público poderá conferir as motivações, as inquietações, as produções e o cotidiano do diretor. Parceiros de peso, como Paulo José, que atuou nos primeiros filmes de Domingos, e a grande dama do teatro e da televisão brasileira, Fernanda Montenegro, amiga e parceria de toda a vida, participam da produção aclamada pela crítica. 

No episódio inédito da série “Designers do Brasil”, também na Terça das Artes, 4, às 23h30m, o personagem é o designer Fred Gelli. Considerado uma das 100 pessoas mais criativas do mundo pela Fast Company Magazine, Gelli foi o criador das marcas das Olimpíadas e das Paralimpíadas do Rio de Janeiro e um dos diretores criativos da cerimônia de abertura das Paralimpíadas. No programa dirigido por Adélia Borges e DJ Dolores, Fred Gelli revela como utiliza design e branding com o objetivo de criar conexões sustentáveis entre pessoas e marcas.

Na Quarta de Cinema, a faixa “A Vida é Curta” desta semana exibe histórias fortes, daquelas que deixam o público com ‘nó na garganta’. Abrindo a sequência, o curta “Uma família ilustre” no qual Beth Formaggini registra a conversa entre Cláudio Guerra, ex-delegado da Polícia Civil que assassinou e incinerou militantes contrários à ditadura, e o professor Eduardo Passos, psicólogo clínico que trabalha com direitos humanos. "Uma Família Ilustre" estreou no Curta! em junho e em outubro ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2016 na categoria Melhor Curta-metragem Documentário. Depois, é a vez de “Memória”. Dirigido por Roberto Henkin, o curta-metragem roteirizado em parceria com Jorge Furtado, apresenta um ano decisivo para o Brasil quando acontece a primeira eleição presidencial direta em três décadas. Encerrando a faixa especial, “Ameaçados”, de Julia Mariano, mostra pequenos agricultores do sul e sudeste do Pará, que lutam por um pedaço de terra para plantar e viver.

No novo inédito da segunda temporada da série “Incertezas Críticas”, na Quinta do Pensamento, 6, às 22h30, o crítico, historiador da arte e professor na Universidade de Princeton, Hal Foster, discute a arte contemporânea, sua relação entre arte e conhecimento e comenta as características da arte na sociedade do espetáculo.

Já na Sexta da Sociedade, 7, às 23h30, é a vez do último dos três episódios do documentário “O dia que durou 21 anos”, produção sobre a instauração dos sombrios anos da ditadura militar no Brasil. Em clima de suspense e ação, a produção apresenta os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no Golpe Militar de 1964, que instaurou a ditadura no Brasil e durou até 1985. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como "Top Secret", serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas também fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares, que participou da luta armada, foi preso, torturado e exilado político. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato