O poetinha chega ao Curta! no documentário ‘Vinícius’, com depoimentos de vários nomes da música

Documentário 'Vinícius' estreia no canal. (Imagem/Divulgação)
Em pleno Dia dos Namorados, a vida de um dos mais célebres poetas brasileiros chega ao Curta! A rica e plural produção de Vinícius de Moraes, autor de mais de 400 músicas e poemas, está no documentário exclusivo "Vinícius", que será exibido na Segunda da Música, dia 12, às 21h45. No filme, dirigido por Miguel Faria Jr., Vinícius de Moraes é revelado pelos amigos e também expoentes figuras da MPB e da cultura brasileira. Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Carlos Lyra, Chico Buarque, Francis Hime e Ferreira Gullar são alguns dos nomes que participam do longa.  A produção revela, ainda, a essência criativa de Vinicius por intermédio das transformações do Rio de Janeiro em raras imagens de arquivo, entrevistas e interpretações de muitos de seus clássicos.

O episódio inédito da segunda temporada da série “Incertezas Críticas”, na Quinta do Pensamento, 15, às 22h30, traz o popular filósofo e escritor francês Luc Ferry, autor de best-sellers como “Aprender a viver” e “Família, amo vocês”. Na conversa, o filósofo que já foi Ministro da Educação da França e defende o humanismo secular fala sobre as nuances do capitalismo e defende a ideia de tragédia para compreender o mundo. Produzida pela Grifa Filmes e dirigida por Daniel Augusto, “Incertezas Críticas” apresenta em 26 episódios as reflexões de outros importantes pensadores da atualidade: Umberto Galimberti, Jacques Rancière, Christian Boltanski, Axel Honneth, Andreas Huyssen, Antoine Compagnon, Elisabeth Roudinesco, Georges Didi-Huberman, Hal Foster, Jean-Luc Nancy, Jonathan Crary, Luc Ferry e Tzvetan Todorov. Eles falam sobre arte, política, literatura, economia, relações internacionais, sociedade e história, trazendo para o debate questões relevantes do mundo contemporâneo. A série é financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 02/2013).

Renato Imbrosi e sua busca pela revitalização e valorização do artesanato no Brasil e no mundo são os temas desta semana de "Designers do Brasil", que vai ao ar na Terça das Artes, 13, às 23h30. Na série exclusiva dirigida pelo polivalente DJ Dolores, com direção de conteúdo da curadora, jornalista e professora de História do Design Adélia Borges, o público vai poder conferir a produção do artista, permeada por materiais naturais como fibras vegetais, palhas, sementes e algodão. O episódio traz também a dedicação de Imbrosi ao trabalho de revitalização técnica e estética do artesanato. Ao longo de dez episódios, a série "Designers do Brasil" apresenta as características, as inquietações, as inspirações e, principalmente, os olhares de alguns dos principais nomes do design brasileiro. São eles: Ronaldo Fraga, Antônio Bernardo, Fred Gelli, Guto Indio da Costa, Guto Requena, Heloisa Crocco, Jacqueline Terpins, Ovo (Gerson de Oliveira e Luciana Martins), Renato Imbroisi, em e Rico Lins. "Designers do Brasil" é uma série produzida pela Loma Filmes em parceria com a Pacto Audiovisual, financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 02/2013).

A faixa “A Vida é Curta!”, na Quarta de Cinema, 14, presta uma homenagem ao Dia dos Namorados, com dois filmes. O primeiro é “A Outra Margem”, de Nathália Tereza, que conta a história de Jean, um agroboy do Centro-Oeste brasileiro que, num sábado à noite, escuta na rádio local um programa em que as pessoas deixam mensagens de amor. Em seguida, “História de uma Pena”, dirigido pelo cineasta Leonardo Mouramateus. O curta-metragem vencedor do “Prêmio Aquisição na Semana dos Realizadores 2016” expõe o choque entre cinco alunos e um professor forasteiro em uma aula que nunca se inicia por completo, um bombardeio de questionamentos e algumas proposições.

Na Sexta da Sociedade, 16, às 22h30, o episódio inédito da série exclusiva do Curta! “Arqueologias, em busca dos primeiros brasileiros” aborda o encontro dos nossos povos ancestrais com homens brancos no verão de 1500. Os vestígios desse choque cultural que mudou para sempre a vida dos moradores da chamada "Terra de Vera Cruz" são tema o episódio. As diferenças, os costumes e as características dos primeiros habitantes do Brasil entram em cena na série dirigida por Ricardo Azoury e produzida pela "Escrevendo & Filmes".

Ainda na sexta-feira, o episódio inédito da série exclusiva “Mish Mash – A Presença Judaica no Brasil” aborda a psicanálise, através dos depoimentos de Samuel Hulak e Renato Mezan. Vencedor do Prêmio Jabuti de Psicologia, Mezan resgata a saga de sua família, que enfrentou a perseguição na Itália e chegou a São Paulo para recomeçar a vida. Ele fala, ainda, sobre a relação que encontra entre a psicanálise e o judaísmo. Já o psiquiatra Samuel Hulak, filho de imigrantes que integraram a comunidade judaica do Recife, comenta a miscigenação do povo judeu e a construção de uma identidade através dos valores e da ética hebraicas.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato