Ricardo Linhares é o próximo convidado do "Donos da História" no Canal Viva

Donos da História recebe Ricardo Linhares no Viva. (Imagem/Divulgação)
Desde a adolescência, Ricardo Linhares sempre sonhou seguir a carreira de escritor. No "Donos da História" que o VIVA exibe neste domingo, dia 18 de junho, às 18h30, o autor recorda momentos do início da trajetória profissional, comenta parcerias com autores como Gilberto Braga e Aguinaldo Silva, além de se emocionar com os depoimentos de Arlete Salles, Gloria Pires e Nathalia Timberg.

Formado em jornalismo, o carioca participou de um curso ministrado pelo roteirista Doc Comparato na Casa de Artes de Laranjeiras, em 1983. Não demorou e logo foi convocado para participar da equipe de roteiristas do programa "Caso Verdade", quando estreou na Globo. Na emissora, na mesma época, também integrou a equipe de uma oficina para redatores de humor e, em seguida, começou a escrever para o lendário programa "Viva o Gordo". "Sempre quis direcionar minha vida para escrever, mas imaginava que seria no teatro, e não, na televisão. A TV aconteceu na minha vida totalmente por acaso. Eu costumava ver novela desde criança e nem imaginava que um dia escreveria novela. Isso não me passava pela minha cabeça".

A minissérie "A Máfia no Brasil" (1984) foi o primeiro trabalho de Ricardo como colaborador. No ano seguinte, foi a vez de trabalhar com Doc Comparato em "O Tempo e o Vento". Sua primeira experiência em novelas veio em "O Outro" (1987), a convite de Aguinaldo Silva. Começava sua parceria com o autor, que se estendeu às tramas "Tieta" (1989) – no ar no VIVA -, "Pedra Sobre Pedra" (1992), "Fera Ferida" (1993), "A Indomada" (1997) e "Porto dos Milagres" (2001). Com Walther Negrão, trabalhou em "Fera Radical" (1988) – também em exibição no canal. Já em 1990, formou trio com Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbosa na autoria de "Lua Cheia de Amor" – a novela contou com a supervisão de texto de Gilberto Braga. Com o novelista, firmou uma parceria duradoura, que compreende os folhetins: "O Dono do Mundo" (1991), "Anos Rebeldes" (1992), "Celebridade" (2003), "Paraíso Tropical" (2007) e "Insensato Coração" (2011). "Ele é um companheiro de vida. O Gilberto é fantástico, uma pessoa generosa, que tem muito a ensinar. E ensina. Trabalhar com ele é sempre um ensinamento. Respeito ele e sei que ele me respeita. Nunca houve absolutamente choque nenhum de ideia, assim como minha parceria com o Aguinaldo. Muito pelo contrário, sempre houve um somatório. Tenho muito orgulho e felicidade de criar junto e partilhar com Gilberto, Aguinaldo, com pessoas que fizeram o meu trabalho, e que eu fiz o deles, mais rico também."

O bate-papo sobre as parcerias de Ricardo Linhares continuam, e ele revela que é "o escritor que mais escreveu em parceria na TV": "Tenho o prazer de ter alguém com quem eu fale todo dia, diversas vezes. Tenho prazer em criar junto". O convidado ainda destaca as críticas de quem considera o estilo inadequado ao andamento das obras. "As pessoas às vezes comentam que duas ou três pessoas escrevendo, enfim, quantas pessoas forem, pode perder a unidade. Não concordo. Já fiz novelas a seis mãos, com três pessoas, e isso nunca aconteceu. E, às vezes, pode ter um autor e perder a essência no meio do caminho. Não existe fórmula em novela. Não é matemática ou ciência exata. É intuição, emoção o tempo inteiro".

Sua estreia como autor principal foi em 1998, com "Meu Bem Querer". "Acho que novela aprendemos fazendo. Novela não tem uma maneira. Uma novela depende da sua experiência em resolver os problemas. Existe toda uma carpintaria que só aprendemos na prática", resume Ricardo. Outros destaques de sua carreira são: "Agora É que São Elas" (2003) e o remake de "Saramandaia" (2013).

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato