Documentário inédito de Sandra Werneck, estreia com exclusividade no Curta!

"Mexeu com uma, mexeu com todas" estreia no canal. (Imagem/Divulgação)
"Mexeu com uma, mexeu com todas". A frase de protesto carregada de empatia, um dos símbolos do movimento de apoio às mulheres que sofrem assédio e violência, é também o nome do novo documentário da cineasta Sandra Werneck, que chega com exclusividade no Curta! na Sexta da Sociedade, dia 14, às 22h30. “Mexeu com uma, mexeu com todas” reúne depoimentos de mulheres, públicas e anônimas, que passaram por situações de violência. A farmacêutica Maria da Penha – que empresta o nome à Lei de 2006 que criminaliza a violência contra a mulher - a nadadora Joanna Maranhão, que deu nome à Lei de 2012 que mudou o prazo de prescrição nos crimes contra dignidade sexual praticados contra crianças e adolescentes; a ex-modelo Luiza Brunet; e a escritora Clara Averbuck são algumas das mulheres que relatam experiências de abuso. O documentário é produzido pela Cineluz Produções, com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 01).

Para contribuir ainda mais no pulsante e urgente debate feminista, a faixa  "A Vida é Curta" traz na Quarta de Cinema, 12, a partir das 20h, dois filmes que envolvem o tema. O primeiro é a produção inédita no canal “Corpo Manifesto”, de Carol Araújo. Em cena, um panorama histórico sobre o feminismo. Na sequência, é a vez de “Quem Matou Eloá”, de Lívia Perez. O curta-metragem traz uma análise crítica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher, revelando um dos motivos pelo qual o Brasil é o quinto no ranking de países que mais matam mulheres.

Sucesso na programação do Curta!, a série “Grandes Cenas”, apresentada pelo ator e diretor  Matheus Nachtergaele, volta à programação a partir de quarta, 12, às 23h30. No episódio inédito da estreia da segunda temporada, “Central do Brasil”, de Walter Salles, indicado ao Oscar e ganhador do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro em 1999, é o protagonista. Dezenove anos após a exibição do longa-metragem nos cinemas, a atriz Fernanda Montenegro relata como foi a construção da personagem Dora, mulher que trabalha na estação Central do Brasil escrevendo cartas para pessoas analfabetas. E recorda a experiência de filmar a intensa cena da romaria, em que sua personagem se perde de Josué - menino de nove anos que está em busca do seu pai - em meio a centenas de fiéis.  “Quando aquilo foi feito, já tínhamos passado um dia num calor insano, no fundo de um sertão abandonado, esperando a noite chegar. Aquela multidão jogada pelos cantos, já rezando, para se esquentar. E na verdade, daí a pouco, aquilo tudo começou a ser verdade, para aquela multidão. Porque eu vi que aquelas pessoas não estavam ali representando”, relembra Fernanda Montenegro, sobre a cena da Romaria, gravada no Nordeste brasileiro. Produzida pela Casa de Cinema de Porto Alegre, com direção de Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno, "Grandes Cenas" é produção exclusiva do Curta! financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual.

O entrevistado do episódio inédito da segunda temporada de “Incertezas Críticas é o francês Christian Boltanski, um dos mais importantes artistas da atualidade. Produzido pela Grifa Filmes, a atração vai ao ar na Quinta do Pensamento, dia 13, às 23h30. O diretor Daniel Augusto conversa com o artista em seu ateliê em Malakoff, na França, e fala sobre sua trajetória, seu processo criativo, o papel da memória em suas obras e o trauma do Holocausto. Ainda neste programa, Boltanski dá sua visão sobre o que é ter uma ideia na arte, conta sobre a venda do direito de gravar 24 horas por dia seu ateliê e explica alguns dos temas principais de sua obra. Nos 26 episódios da série “Incertezas Críticas” estão as reflexões de importantes pensadores da atualidade: Umberto Galimberti, Jacques Rancière, Christian Boltanski, Axel Honneth, Andreas Huyssen, Antoine Compagnon, Elisabeth Roudinesco, Georges Didi-Huberman, Hal Foster, Jean-Luc Nancy, Jonathan Crary, Luc Ferry e Tzvetan Todorov. Eles falam sobre arte, política, literatura, economia, relações internacionais, sociedade e história, trazendo para o debate questões relevantes da sociedade atual. A série é financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 02/2013).

Na Terça das Artes, 11, às 23h30m, o episódio inédito da série “Designers do Brasil” apresenta o trabalho e a trajetória da dupla de designers Luciana Martins e Gerson de Oliveira. Juntos, eles formam a Ovo, um estúdio que desenvolve objetos e mobiliário que unem design, criatividade e funcionalidade. No programa dirigido por Adélia Borges e DJ Dolores, Luciana e Gerson revelam que uma criação inteligente, concilia a concisão com a capacidade de surpreender.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato