Série ‘Retornados’ investiga histórias de escravos brasileiros que regressaram ao seu país de origem

Nova série do canal Curta! "Retornados". (Imagem/Divulgação)
Dirigida por Maria Pereira e Simplício Neto, a série “Retornados” estreia no Curta! na Sexta da Sociedade,dia 28, às 23h30. A produção investiga o movimento histórico e cultural que surgiu a partir do retorno de escravos, que foram libertados no Brasil do século XIX, e voltaram para seus países de origem, na África. O primeiro episódio exibe as origens desse impulso de regresso, além da entrega de mensagens de famílias baianas a seus parentes retornados à Nigéria.

“Serão apresentados Beatriz Rocha e Carlos Sowzer, baianos cujos ascendentes fizeram a viagem de retorno à África e deixaram família no Brasil. Os dois procuram manter contato com seus parentes na África até hoje. A série encontrará depois os primos nigerianos de cada um, atuando como ponto de encontro entre essas famílias separadas pelo Atlântico”, descreve a diretora Maria Pereira sobre o episódio de estreia da série. “Retornados” conta com oito episódios e é uma produção da Praga Conexões e da Jurubeba, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual.

Na Quarta de Cinema, às 23h40, o episódio inédito da série exclusiva do Curta! “Grandes Cenas” traz o diretor Murilo Salles analisando a cena dos seios, de seu filme “Como Nascem os Anjos” (1997). A sequência gira em torno do deslumbramento da personagem Branquinha pela jovem americana Lindinha, discutindo ainda o complexo de inferioridade da menina da favela. “O roteiro descrevia que ela(Branquinha) ficava burilando os seios da menina, ficava beliscando, puxando, soltando. Ela fazia uma brincadeira danada”, relembra, aos risos, Murilo Salles. A cena foi muito questionada na época e gerou muita discussão inclusive para a escolha da atriz americana.

Ao longo do episódio, o cineasta percorre temas que foram retratados na produção: a desigualdade social e a invasão cultural que a TV a cabo iniciou no Brasil, entre outros. “O filme é todo construído em cima do desafio do que é verossímil e do que não é verossímil. Eu tentava fazer essa crônica do absurdo brasileiro”, diz Murilo Salles. Produzida pela Casa de Cinema de Porto Alegre, com direção de Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno, "Grandes Cenas" é produção exclusiva do Curta! com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual.

Ainda na Quarta de Cinema, às 20h, o tema da faixa “A Vida é Curta” da semana é ‘Montagem + experimental’. O curta premiado “Muro”, de Tião, foi rodado no sertão de Pernambuco e a produção venceu o prêmio Regard Neuf, da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes de 2008.  Na sequência, o curta “Vertières I, II, III”, de Louise Botkay, exibe a revisita da cineasta ao Haiti, país onde morou quando criança. Ela apresenta três incursões fílmicas ao processo histórico, social e político haitiano. Encerrando, “Glauces, o Estudo de um Rosto”, de Joel Pizzini, é um ensaio poético-cinematográfico singular sobre Glauce Rocha (1933-1971), uma das maiores atrizes do cinema brasileiro.

O episódio inédito da série “Designers do Brasil”, na Terça das Artes, 27, às 23h30m, exibe o trabalho da designer Jacqueline Terpins, artista que tem o vidro e o cristal como parte de seu trabalho criativo, desde o começo de sua vida profissional, e são responsáveis pela sua trajetória de sucesso no mercado nacional. Qualquer que seja a técnica, Jacqueline explora como poucos as possibilidades que o vidro oferece, com sua transparência e sua propriedade de retração da luz. No programa dirigido por Adélia Borges e DJ Dolores, Luciana e Gerson revelam que uma criação inteligente, concilia a concisão com a capacidade de surpreender. "Designers do Brasil" é uma série produzida pela Loma Filmes em parceria com a Pacto Audiovisual, financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 02/2013).

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato