Header Ads

Copa do Nordeste 2018 volta ao formato que a consagrou no Esporte Interativo


Copa do Nordeste 2018 volta ao formato que a consagrou.
(Imagem/Divulgação)
A sexta edição da Copa do Nordeste começa amanhã, dia 6 de setembro, em São Luís, no Maranhão. O Lançamento da competição e Sorteio dos quatro grupos será realizado no Auditório do Sistema FIEMA, com a presença de representantes dos Clubes, das Federações, da CBF, patrocinadores, parceiros, jogadores e jornalistas. Nos anos anteriores, o evento de abertura da maior competição do primeiro semestre no Brasil, foi realizado em Fortaleza (CE), Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN) e João Pessoa (PB). A Copa do Nordeste 2018 terá a maior premiação de todos os tempos.

O Sorteio terá transmissão dos Canais Esporte Interativo – que é o detentor dos direitos da competição – a partir das 20h45.

SANGUE TIPO NE

A Copa do Nordeste é a única competição do Brasil que contrata uma agência para desenvolver um conceito especial. Criado pela Crane, esta edição será embalada pelo "Sangue Tipo NE", a ideia tem o objetivo de representar de forma singular a terra, o orgulho, a força, a história, a energia e a união do povo nordestino. Desta vez, o conceito extrapola o esporte e lembra que é muito mais que futebol, é coisa de DNA, de um sangue único, Sangue Tipo NE.

Os elementos que vão acompanhar a mensagem remetem às veias pelas quais correm o sangue nordestino, a tipografia, traz referências do sertão nordestino e suas particularidades. A ideia é que esse conceito contribuía com a modernização visual da competição, mas também que respeite e homenageie a tradição nordestina.

SORTEIO EMOCIONANTE

Como já se tornou tradição na Copa do Nordeste, o Sorteio dos grupos começa pelo Pote 4, ou seja, pelos clubes que estão mais abaixo no ranking da CBF. A intenção, é que os cabeças-de-chave (clubes melhores ranqueados, no Pote 1) só sejam conhecidos no final.

Neste ano, a competição volta a ter 16 clubes. É que uma fase de mata mata está sendo realizado de forma preliminar. O CSA e o Globo já garantiram vaga. Dois confrontos ainda estão em aberto: Treze x Cordino e Náutico x Itabaiana.

Cada pote terá quatro clubes que formarão os quatro grupos da primeira fase da competição. Todos os times se enfrentam dentro dos grupos, em jogos de ida e volta. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para as quartas de final. Nesse momento, com os oito classificados, haverá novo sorteio para conhecer os adversários.

Pote 1: Vitória (BA), Bahia (BA), Ceará (CE) e Santa Cruz (PE)
Pote 2: ABC (RN), Sampaio Correa (MA), CRB (AL) e Botafogo (PB)
Pote 3: Salgueiro (PE), Confiança (SE), Altos (PI) e Ferroviário (CE)
Pote 4: CSA (AL), Globo (RN), Cordino (MA) x Treze (PB) e Itabaiana (SE) x Náutico (PE)

SÍMBOLOS DA COMPETIÇÃO

Neste ano, o evento de lançamento será também a comemoração do aniversário do Zeca Brito, o mascote da Copa do Nordeste. Carismático, o personagem símbolo da competição receberá durante todo o dia as felicitações dos colegas, mascotes dos clubes do Nordeste, através das redes sociais.

O Zeca Brito estará presente no Sorteio e também nos eventos que envolvem a competição, como o Tour da Taça, a Taça Asa Branca e também nos estádios, em contato com os torcedores, durante os principais jogos.

A Taça da Copa do Nordeste, símbolo máximo da conquista, também estará no evento. Além da original, haverá um backdrop, com a Taça em 3D, para que os convidados se sintam um pouco mais perto da "orelhuda".

PRÉ-TEMPORADA

Enquanto a Copa do Nordeste não começa, a irmã mais nova, a Sub-20, vai atrair todas as atenções. Os jogadores mais jovens dos 20 clubes que disputaram a Copa do Nordeste 2017 entram em campo para uma competição em que brilham as revelações do futebol brasileiro. A Copa do Nordeste Sub-20 é disputada entre os meses de novembro e dezembro, em um único Estado. Neste ano, o escolhido foi Sergipe.

Em janeiro, ainda na pré-temporada, a Taça Asa Branca aparece no calendário para abrir o ano esportivo do Nordeste. A partida que reúne o time campeão da Copa do Nordeste e um clube convidado, terá a terceira edição, com o Bahia enfrentando um clube que ainda será anunciado.

NORDESTE CUIDA

Pelo segundo ano seguido, o braço social da Copa do Nordeste, o Nordeste Cuida, vai apoiar a causa das pessoas com doenças negligenciadas – que são as consideradas endêmicas em populações de baixa renda e são causadas por agentes infecciosos ou parasitas. Quase sem investimentos em pesquisa, produção de medicamentos e controle, as doenças tropicais como a malária, a doença de Chagas, a doença do somo (tripanossomíase humana africana – THA), a leishmaniose visceral, a filariose linfática, a dengue e a esquistossomose, são algumas das causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo.

Na edição deste ano, cada gol valia um pouco mais. As empresas que formam o consórcio da Copa do Nordeste – De Ponta, Esporte Interativo, Klefer e Sportplus – doaram 100 reais por gol marcado para a ONG D.N.D.I, que trabalha cuidando de adultos e crianças carentes no Brasil inteiro, que sofrem com as doenças neglicenciadas. Para 2018, o compromisso foi renovado.

Patrocinadores, parceiros, instituições e cidadãos comuns também terão a oportunidade de se juntarem à causa e contribuírem com essa ação.

TRANSMISSÃO NA TV

Desde 2013, o Esporte Interativo é o detentor de direitos e transmite todos os jogos da Copa do Nordeste para o Brasil inteiro, na TV Aberta, Fechada e também nas mídias digitais. Além disso, dedica todos os esforços de mídia para que a força e o talento dos times da região estejam ao alcance de qualquer torcedor, de todos os fãs dos clubes, dos jogadores e da própria competição.

O Esporte Interativo também transmite a maior competição de clubes do mundo, a Champions League, e é dela que saem grandes inspirações. O torcedor entendeu e fez a associação rapidamente, apelidando a Copa do Nordeste de "Lampions League". Foi nesse espírito, que o Esporte Interativo decidiu escalar para o Sorteio a equipe que costuma percorrer os estádios do mundo para levar aos brasileiros, os jogos da Liga dos Campeões. André Henning e Zico – o time titular do Esporte Interativo na Champions – estarão no evento da "Lampions".

Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.