HISTORY exibe o especial para marcar os 30 anos do “verão da lata”

Especial Verão da Lata. (Imagem/Divulgação)
Poucos verões são tão memoráveis a ponto de merecerem um nome próprio. O verão brasileiro de 1987-1988, porém, ganhou o apelido de “verão da lata” depois que nada menos do que 22 toneladas de maconha foram despejadas no nosso litoral, a bordo de latas de metal hermeticamente fechadas, atingindo praias que iam do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul.

Similares às de leite em pó, as latas começaram a invadir principalmente as praias do Rio e de São Paulo, desencadeando uma série de eventos econômicos, comportamentais e criminais surpreendentes. Trinta anos depois desse episódio, o HISTORY exibe o especial Verão da Lata, no dia 19 de setembro ás 22h40.

A produção de 2013 foi a fundo na investigação do caso e revelou informações importantes e nunca explicadas sobre a história. Dessa maneira, revive o “acontecimento” que foi esse verão, com um riquíssimo material de arquivo e depoimentos de figuras-chave, de investigadores de polícia e agentes do órgão norte-americano DEA (Drug Enforcement Administration), a personalidades brasileiras, como Perfeito Fortuna, Fausto Fawcett, Eduardo Bueno, Marina Person, Taciana Barros, Lawrence Whaba, Bia Abramo, Lobão, Roger Moreira e a cantora Fernanda Abreu, que alguns anos depois lançou o hit Veneno da Lata, inspirado no episódio e que popularizou a gíria nascida naquele período – “da lata” é até hoje um sinônimo para “muito bom”, “excelente”.

Dirigido por Tocha Alves e Haná Vaisman e produzido pela Suju Filmes, Verão da Lata busca reviver, com carinho e nostalgia, esse episódio único, cujos primeiros registros datam de setembro de 1987. Na ocasião, as latas começaram a ser encontradas boiando no Guarujá (SP), primeiro por pescadores e depois por velejadores, surfistas e frequentadores das praias. Ao abrirem as peças, lacradas de forma industrial, e verem o seu conteúdo, os pescadores se assustaram e levaram a “surpresa” à polícia – cada uma continha cerca de 1,5 kg de maconha da mais alta qualidade. E mais latas começaram a aparecer em outras praias, a maioria no litoral norte de São Paulo, para a alegria e a curtição dos jovens da época.

Imagens raras, documentos inéditos e depoimentos do especial contextualizam o clima social e político da época, marcado pela transição da abertura política, a inflação alta e os Fiscais do Sarney. Havia uma excitação no ar, e estavam em seu auge as bandas brasileiras que surgiram no início da década e que marcaram o rock brasileiro e toda aquela geração. Para os jovens dessa época, que viviam um reflexo da geração pós-hippie, o “verão da lata” foi um verão abençoado, “presente divino, dos céus”, mas que chegou pelo mar.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato